Início » CBN Joinville » Esportes

Penúltimo passo: Brasil encara Ucrânia na Copa do Mundo de Futsal

Ainda sem o melhor jogador do mundo, Seleção tenta vaga na decisão nesta quarta-feira (02)
02/10/2024 - 09:59
Seleção Brasileira está invicta na competição (Foto: Leto Ribas, CBF)

A Seleção Brasileira entra em quadra nesta quarta-feira (02) para enfrentar a Ucrânia na semifinal da Copa do Mundo FIFA de Futsal. A bola rola ao meio-dia (horário de Brasília) na Humo Arena, em Tashkent, capital do Uzbequistão. Pito, melhor jogador do mundo, segue fora. A partida decisiva tem transmissão do sportv, CazéTV (YouTube) e FIFA+ (streaming).

O pivô Pito novamente não deve ser utilizado porque segue em tratamento de uma lesão muscular. O atleta teve uma contratura na última partida da primeira fase da Copa do Mundo e já esteve fora dos jogos das oitavas e quartas de final. Como não está 100%, o planejamento do técnico Marquinhos Xavier é preservar o jogador para uma eventual final. Pito só deve enfrentar a Ucrânia nesta quarta em caso de extrema necessidade. Caso o jogo não esteja decidido, ele vai para o sacrifício.

Veja fotos do Brasil no Mundial

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Por outro lado, o Brasil tem o retorno do ala Marcênio, atleta do Jaraguá Futsal. Ele se lesionou antes da estreia no Mundial e ainda não jogou nesta Copa. Agora recuperado, deve ganhar os primeiros minutos em quadra contra os ucranianos.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (01), o técnico da Seleção, Marquinhos Xavier, pregou respeito ao time da Ucrânia. Apontou que o Brasil precisa estar atento ao jogo físico dos adversários e disse não se sentir pressionado por uma “obrigação” de ganhar o Mundial.

— Eu não sinto nenhum tipo de pressão por isso. Eu sinto apenas prazer de estar indo buscar o nosso espaço, a nossa história […]. A Ucrânia é uma seleção muito competente com um jogo físico muito difícil. A gente tem que ter um nível de atenção ainda maior – destacou.

A outra chave semifinal da Copa do Mundo de Futsal tem Argentina x França se enfrentando. O jogo será na quinta-feira (03), às 12h (de Brasília). A decisão do Mundial do Uzbequistão será no domingo (06), também às 12h.

O Brasil na Copa

O time brasileiro chega para a semifinal com os melhores números desta Copa do Mundo FIFA de Futsal. O Brasil é dono do melhor ataque, anotando 35 gols em cinco jogos e, é também, a melhor defesa da competição: foi vazada apenas em três oportunidades. Além disso, é do Brasil o artilheiro do Mundial até aqui: Marcel, com 10 gols. A Seleção aplicou três goleadas na primeira fase: 10×0 em Cuba; 8×1 na Croácia e 9×1 na Tailândia. Nas oitavas eliminou a Costa Rica (5×0) e nas quartas o Marrocos (3×1).

Ucrânia disputa segunda semifinal da história

A Ucrânia, adversária do Brasil, disputa uma semifinal de Copa do Mundo pela segunda vez. A primeira foi em 1996, quando acabou terminando na quarta colocação. A equipe do técnico Oleksandr Kosenko chega para esta decisão com quatro vitórias e apenas uma derrota neste Mundial. Na primeira fase o time foi goleado na estreia pela Argentina (7×1); depois ganhou de Angola (7×2) e também venceu o Afeganistão (4×1). Nas oitavas eliminou a Holanda ao vencer por 3 a 1, e depois aplicou um sonoro 9×4 na Venezuela nas quartas de final.

Retrospecto

A Seleção Brasileira é dona de cinco conquistas na era FIFA em Copas do Mundo de Futsal (1989; 1992; 1996; 2008 e 2012). Em 2016, no Mundial na Colômbia, o time brasileiro foi eliminado nos pênaltis nas oitavas de final pelo Irã. Foi a única que vez o Brasil não chegou a uma semifinal. Em todas as demais oito edições a Seleção chegou – no mínimo – entre as quatro melhores.

Esta será a quinta vez que Brasil x Ucrânia se enfrentam em Mundiais. Até aqui, em quatro jogos, o retrospecto é totalmente favorável ao time brasileiro: são três vitórias e um empate.

A primeira vez que os ucranianos cruzaram o caminho brasileiro foi em 1996, na Espanha. Em jogo válido da segunda fase, o empate em 2×2 com gols brasileiros anotados pelos gênios Manoel Tobias e Vander Iacovino. No Mundial de 2004, em Taiwan (Taipé Chinesa), novamente na segunda fase, o Brasil goleou por 6×1, gols de Falcão (3); Índio (2) e um contra de Kosenko. Já em 2008, em casa, o Brasil fez 5×3 no jogo também da segunda fase. Os gols foram anotados por Falcão (3); Lenísio e Marquinho. E o último confronto contra a Ucrânia em Copas foi em 2016, na Colômbia, vitória brasileira por 3×1 na fase de grupos. Gols de Falcão; Rodrigo Capita e Sorokin (contra).

Semifinais da Copa do Mundo FIFA de Futsal do Uzbequistão
– Brasil x Ucrânia – Quarta (02), às 12h (de Brasília)
– Argentina x França – Quinta (03), às 12h (de Brasília)

A final é domingo (06), às 12h (de Brasília). A disputa de terceiro lugar também é no domingo, às 9h30 (de Brasília). As duas partidas serão na Humo Arena, em Tashkent, capital do Uzbequistão.

Leia mais

“Louco e sonhador”: Pivô do JEC Futsal pede música após vitória

Sem jogar pelo Joinville, zagueiro destaque na base retorna ao Goiás 

Copa do Mundo de Futsal: Brasil já sabe o caminho para o hexa

Destaques CBN