Início » CBN Floripa » Esportes

Líderes da Liga Nacional de Futsal chegam desfalcados para os jogos decisivos

Os quatro primeiros colocados da LNF perderam jogadores importantes para clubes estrangeiros nesta janela de transferências
02/10/2024 - 11:54
Liga Nacional de Futsal, arquivo
Grande final da LNF 2024 vai ser em Carlos Barbosa, no RS (foto: reprodução/arquivo LNF)

O mês de outubro chegou e, com ele, vêm aí os mata-matas da Liga Nacional de Futsal (LNF). A fase mais quente da competição começa em poucos dias e a promessa é de grandes jogos pela frente. E antes dessa série de decisões, chama a atenção uma coincidência do mercado do futsal: os quatro primeiros colocados da LNF perderam jogadores importantes para o mercado estrangeiro, justamente antes dos jogos mais decisivos da temporada.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

JEC/Krona perdeu melhor jogador

Dono da melhor campanha na primeira fase, o JEC/Krona Futsal está numa longa sequência de 23 jogos sem perder na temporada (contando LNF, Estadual e Taça Brasil). Na maior parte desses jogos, uma peça fundamental deste imponente Tricolor foi o ala/fixo Fernando.

O atleta anotou 17 gols na Liga, é o artilheiro do JEC na competição e o melhor jogador do elenco, vivendo um ano de grandes atuações. Sendo um dos mais regulares, atuando em praticamente todos os jogos da temporada e sempre em alto nível, o jogador despertou o interesse do futsal saudita e acertou sua ida para o Al-Nassr, clube que tem no futebol de campo o astro Cristiano Ronaldo.

Com contrato de duas temporadas, Fernando se despediu no mês de setembro do Tricolor. O jogador de 36 anos, que foi peça importante na conquista da Liga Nacional de Futsal em 2017, e retornou em 2023, deixou o clube com 141 jogos e 43 gols, somando as duas passagens.

Magnus perdeu imperador

Na segunda colocação da primeira fase da LNF, o Magnus também perdeu um jogador importante às vésperas do mata-mata: o pivô Elisandro. Conhecido como “imperador” pela força física e semelhança no estilo de jogo ao do ‘imperador’ Adriano, dos gramados, o pivô do time de Sorocaba acertou sua ida para o futsal dos Emirados Árabes.

Autor de cinco gols na LNF deste ano, o jogador de 37 anos estava no Magnus desde 2022 e conquistou um Campeonato Estadual; um Paulista (liga diferente do Estadual); uma Supercopa e uma Libertadores. No total, anotou 33 gols em 87 partidas pelo Cachorrão.

Jaraguá teve duas baixas

O Jaraguá Futsal terminou a primeira fase da LNF na terceira colocação e foi mais uma equipe a perder um atleta importante neste momento da temporada. Criado nas categorias de base da Locomotiva, o ala Thierry deixou o clube neste mês de setembro.

Com apenas 19 anos, o atleta se tornou peça fundamental para o time do técnico Xande Melo. Somente na atual temporada, o jogador disputou 42 jogos pelo Jaraguá, anotando seis gols e ainda distribuindo oito assistências.

O jovem ala se transferiu para o futsal espanhol, assinando contrato até 2028 com o Palma Futsal, com opção de renovação por mais duas temporadas. Além de Thierry, o Jaraguá também perdeu nesta janela o pivô Jean Gaúcho, de 29 anos. Ele disputou a LNF, a Copa do Brasil, Copa Sul e o Estadual, e assinou com o Al-Riyadh, da Arábia Saudita.

Vale lembrar que no início de 2024, o Jaraguá já havia anunciado também a saída para o futsal saudita do goleiro João Neto, que agora defende o Al-Nassr.

Atlântico perdeu artilheiro

Fechando o grupo dos quatro primeiros colocados da fase de classificação da Liga Nacional de Futsal, o Atlântico teve uma baixa importantíssima no mês de setembro: o ala Chape.

Autor de 40 gols somente neste ano, artilheiro do time da temporada, o atleta deixou o Galo para assinar com o Al Qadisiyah, da Arábia Saudita. No clube de Erechim/RS desde 2021, o ala de 25 anos disputou 115 partidas e anotou 82 gols, e vinha sendo mais uma vez um dos destaques do time comandado por Paulinho Sananduva.

Com estilo de jogo driblador e muita velocidade, o ala conquistou uma Copa RS com a camisa do Atlântico e foi um dos personagens principais na conquista histórica da LNF 2023, em Toledo/PR, quando o Galo derrotou o JEC/Krona por 2 a 1 em uma virada emocionante nos 30 segundos finais da partida.

Vai começar o mata-mata

Desfalcados destes jogadores importantes, os quatro times que terminaram a primeira fase da LNF na ponta decidem dentro de seus domínios essa fase de oitavas de final.

Os jogos eliminatórios começam a ser disputados a partir do dia 11 deste mês. O JEC/Krona vai enfrentar o Marreco, de Francisco Beltrão/PR. O primeiro jogo fora de casa será dia 13 de outubro, enquanto a volta será dia 20, domingo, às 11h, no Centreventos Cau Hansen.

Passando pelo time paranaense, o Tricolor enfrenta em uma eventual quartas de final o vencedor de São José/SP x Umuarama/PR. Por ter sido líder da primeira fase, o JEC decide todos os mata-matas em casa até as semifinais.

A final, assim como na temporada passada, novamente será jogo único. A decisão está marcada para dia 15 de dezembro, um domingo, às 15h em Carlos Barbosa/RS.

Confira o calendário das oitavas de final da LNF 2024:
Jogos de ida:
11/10 | 18h – Minas x ACBF
11/10 | 19h15 – Corinthians x Jaraguá
12/10 | 18h – São Lourenço x Magnus
12/10 | 20h – Cascavel x Pato
13/10 | 11h – Campo Mourão x Praia Clube
13/10 | 18h – Marreco x JEC/Krona Futsal | Transmissão CBN Joinville
14/10 | 20h – Santo André Intelli x Atlântico
15/10 | 21h – Umuarama x São José

Jogos da volta:
18/10 | 19h30 – Praia Clube x Campo Mourão
18/10 | 20h – Magnus x São Lourenço
19/10 | 18h – Jaraguá x Corinthians
19/10 | 20h – ACBF x Minas
20/10 | 11h – JEC/Krona Futsal x Marreco | Transmissão CBN Joinville
20/10 | 13h15 – Pato x Cascavel
21/10 | 20h – Atlântico x Santo André Intelli
22/10 | 21h – São José x Umuarama

Leia também:

“Louco e sonhador”: Pivô do JEC Futsal pede música após vitória

Sem jogar pelo Joinville, zagueiro destaque na base retorna ao Goiás 

Mesmo com o melhor ataque, Joinville não se garante no G4 da Copinha