Início » CBN Joinville » Cotidiano

Tupy firma acordo com Ministério Público do Trabalho para cumprir lei de inclusão

Procuradora Priscila Romanelli falou sobre o acordo no Notícia na Manhã
25/09/2024 - 22:44
Tupy firma acordo com Ministério Público do Trabalho para cumprir lei de inclusão
00:00 / 00:00
25/09/2024
forward 10 Play forward 10

A Tupy, umas das maiores empresas de Joinville firmou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para cumprir a Lei 8213, que exige a contratação de pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS. A lei estabelece um percentual que varia de 2% a 5%, dependendo do tamanho da empresa.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

A empresa já estava sob vigilância por não cumprir essa exigência. O MPT havia identificado que, apesar dos esforços, a empresa não estava atingindo os objetivos de inclusão previstos na lei.

Além de cumprir a Lei 8213, a Tupy negociou a inclusão de um projeto chamado “Florir”. Esse projeto visa a contratação de 30 mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, no prazo de 12 meses. A iniciativa foi acordada como uma forma de compensar o dano moral coletivo gerado pelo não cumprimento da lei.

O MPT utilizará informações do E-social e relatórios para monitorar as contratações. Laudos médicos e certificações do INSS serão necessários para comprovar a condição dos contratados. Em caso de não cumprimento, a Tupy estará sujeita a multas.

A procurada Priscila Romanelli, representante do MPT, afirmou que a não conformidade com a Lei 8213 não é rara no Estado. Segundo ela, o MPT, em parceria com o Ministério do Trabalho, está intensificando os esforços para assegurar o cumprimento das cotas de inclusão.

Em nota à CBN Joinville, a assessoria da Tupy informou que aumentou em 41% o número de contratações de Pessoas dom Deficiência (PCDs) no último ano. Confira a nota completa abaixo.

Nota Tupy

A Companhia valoriza a colaboração e diálogo com diferentes representantes da sociedade, garantindo a implementação de ações que promovam um ambiente mais justo e igualitário. Nesse sentido, por exemplo, a Empresa aumentou em 41% o número de contratações de Pessoas Com Deficiência (PCDs) no último ano.

Leia mais

Bola sobe para a disputa da Copa Joinville Internacional de Vôlei com transmissão da CBN

Obra para tirar trilho de trem na zona Sul tem pequeno avanço, mas segue só no papel

MP fez sua parte, mas produtos perigosos na Serra Dona Francisca ainda são “bomba relógio”

Destaques CBN