Surto de virose nas praias? Suspeita causa polêmica e vai parar na Justiça de Florianópolis
Um suposto surto de virose causou polêmicas em Florianópolis. De um lado, o Ministério Público instalou uma investigação para apurar o número de casos de doenças virais — que estaria aumentando nas últimas semanas. Do outro lado, a prefeitura afirma o contrário: que houve uma queda.
Para o Ministério Público, o inquérito foi instaurado em razão do elevado número de doenças virais registrados nas últimas semanas nos hospitais de Florianópolis. À reportagem da CBN Floripa, o órgão afirmou não ter o número exato, mas que constatou esse aumento de procura.
— O tema exige cautela, pois diversos fatores podem influenciar esse aumento, como as doenças típicas da estação e o crescimento populacional durante a temporada — explicou a promotora Andréa da Silva Duarte, da 33ª Promotoria de Justiça da Capital.
Agora, o MPSC articula reuniões com objetivo de definir estratégias conjuntas para tratar do assunto.
Há um surto de virose nas praias de Florianópolis?










Procurada pela reportagem da CBN Floripa, a Prefeitura de Florianópolis negou o suposto aumento do número de casos de doenças virais. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde declarou que houve uma queda.
Em especial, o número de casos de doenças diarreicas teve uma queda de 50% em comparação com ano passado. Ao todo, foram contabilizados 466 atendimentos entre final de 2025 e começo de 2026 — na última temporada, foram registrados 988 casos no mesmo período.
— O monitoramento é permanente e o trabalho integrado entre vigilância, fiscalização e orientação tem sido fundamental para reduzir os riscos à saúde, principalmente em períodos de maior fluxo de pessoas na cidade — declarou o secretário de Saúde, Almir Gentil.
No entanto, a pasta reforça que a população deve se manter atenta a qualquer sintoma. A desidratação é a principal complicação da diarreia e pode se agravar rapidamente, sobretudo em crianças e idosos.
Como identificar doenças virais?
Em caso de sintomas como três ou mais episódios de diarreia em 24 horas, além de febre, náuseas e vômitos, a população procure a UPA mais próxima ou entre em contato com o Alô Saúde, pelo telefone 0800 333 3233, para receber orientações.
*Sob supervisão de Nicoly Souza