Início » CBN Floripa » Cotidiano

Joinville enfrenta falta de vacinas contra Varicela e Covid-19

Coordenadora de imunização explica que o problema está no envio das doses por parte do Ministério da Saúde
18/09/2024 - 15:56
O Ministério emitiu uma nota informando que está em tratativas para adquirir os imunizantes necessários (Foto: Prefeitura de Joinville, Divulgação)
Joinville enfrenta falta de vacinas contra Varicela e Covid-19
00:00 / 00:00
18/09/2024
forward 10 Play forward 10

Joinville enfrenta um desabastecimento de vacinas essenciais. A coordenadora da central de imunização da Secretaria de Saúde, Nicoli dos Anjos, explica no programa Boa Tarde CBN as causas e medidas adotadas. Atualmente, há escassez das vacinas contra a varicela e a Covid-19. A situação é agravada pela dificuldade do Ministério da Saúde em adquirir matéria-prima para produção dos imunizantes.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Nicoli ressalta que o município não é responsável pela compra dos imunizantes. Essa tarefa cabe ao Ministério da Saúde, que enfrenta problemas com licitações.

— Já faz seis meses que não recebemos uma grande quantidade de vacina contra varicela — afirma.

Para contornar a falta, a Secretaria de Saúde substitui a vacina contra varicela pela tetra viral, que também protege contra outras doenças.

— Essa substituição é segura e segue as diretrizes do Ministério da Saúde — disse.

Pais e responsáveis devem contatar as unidades de saúde antes de levar crianças para vacinação. É importante verificar a disponibilidade dos imunizantes e solicitar que a unidade informe quando as vacinas chegarem.

Nicoli informa que, embora a tetra viral seja recebida em quantidades limitadas, ainda não houve falta. A substituição pela tetra viral é uma medida temporária até que o fornecimento de varicela se normalize. O Ministério emitiu uma nota informando que está em tratativas para adquirir os imunizantes necessários. A previsão é que, assim que possível, as vacinas sejam enviadas aos municípios.

A Secretaria de Saúde de Joinville continua monitorando a situação e espera que o fornecimento se estabilize nas próximas semanas.

Leia mais

Conselho Estadual de Educação realiza encontro em faculdade de Joinville

Espetáculos da Escola de Teatro Bolshoi prometem duas noites de encanto em Joinville

Ativistas pela cultura ajudam a preservar a história de Joinville