FOTOS: Conheça a orquídea campeã da 84ª Festa das Flores de Joinville
Iniciou nesta terça-feira (12) a 84ª edição da Festa das Flores em Joinville. Como tradição, na noite anterior à abertura do evento, um júri é responsável por eleger a planta campeã, que ganha uma exposição de destaque e troféus para seus produtores. A orquídea campeã do concurso deste ano é resultado do trabalho conjunto de Fransua Albino e Osvaldo Schmidt, especialista em cruzamentos genéticos.
Veja fotos:
Em entrevista à CBN Joinville, Fransua Albino, de São João Batista, detalhou o processo de melhoramento genético, que levou seis anos para florescer e apresentar a orquídea na Festa das Flores.
— Você aprimora e cruza o que tem de melhor, espera no mínimo de 5 a 6 anos para que isso floresça e tem um resultado positivo. Não quer dizer que todo cruzamento que você pega as melhores plantas que você vai, eventualmente, fazer um cruzamento, vão ser todos iguais. A gente não sabe o que vem. Por isso que a gente seleciona o que tem de melhor para tentar superar as matrizes. Nem sempre acontece. É fácil? Não, porque tem que ter quantidade. Tu tem que produzir, vamos supor, 300 mudas do mesmo cruzamento para tentar tirar uma porcentagem de 10 plantas nesse padrão que tu quer. Receber essa premiação é muito gratificante, não tem preço — comemora Albino.
Osvaldo Schmidt, responsável pelo cruzamento inicial, ressaltou a importância da parceria e do conhecimento compartilhado. Ele escolheu as matrizes com base no histórico genético para alcançar o resultado desejado.
— Fransua tem todo o mérito de cultivo. Ele tem um bom local e um bom cultivo, uma boa irrigação, boa adubação, tudo isso é importante para se produzir uma planta boa assim — explica Schmidt.
A competição é considerada a mais importante da orquidofilia no Brasil, reunindo competidores e jurados de todo o país. Ao todo, são 26 categorias de orquídeas e plantas ornamentais que participaram do concurso
A Festa das Flores acontece na Expoville e se estende até o próximo domingo (17) com diversas atrações, exposições e boa gastronomia.
**Com informações de Bruno Abdala.
Leia também
Joinville Vôlei x São José: Onde acompanhar, horário e provável escalação
Caminhoneiro é preso após dirigir 24 horas seguidas sob efeito de drogas em Joinville