Duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul tem plano para retomada

Os motoristas e moradores da região de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul quase não acreditam mais que as obras de duplicação da BR-280, desde a BR-101 até o Porto de São Francisco do Sul, possam ser concluídas. Mesmo com a descrença, há um caminho para isso. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) tem um plano.
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O trecho tem 36 quilômetros de extensão, teve obras iniciadas em 2018, mas as atividades seguem paralisadas desde 2022. Entre os motivos da paralisação, a necessidade de rever o projeto da obra em uma região que passou por ampla expansão urbana, no trecho de Araquari.
Fotos do trecho com obras paralisadas desde 2022





O caminho para retomada
Em entrevista para a rádio CBN Joinville na última terça-feira (7), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, explicou qual o caminho para que as obras de duplicação neste segmento sejam retomadas.
A prioridade será atacar o trecho em que não há necessidade de alteração de projeto, como o Contorno de São Francisco do Sul com 17 quilômetros de extensão e um outro ponto que inclui a construção de um viaduto em frente ao Instituto Federal Catarinense (IFC). São aproximadamente, somados, 18 quilômetros, o que equivale a metade do total necessário para conclusão desse lote.
— Estamos tomando a providência, hoje a bola está conosco em Santa Catarina. Estamos com a supervisora no trecho fazendo novos levantamentos de volume de tráfego, fazendo levantamentos para redimensionar inclusive o pavimento, porque esse projeto é de mais de uma década. E aí, de posse desses dados técnicos, nós já vamos consolidar isso num projeto executivo e contratar obras, se possível, acredito que ainda neste primeiro semestre de 2025 — afirma Alysson.
Trecho remanescente
Para a outra metade desse trecho, onde ocorreu a expansão urbana em Araquari e também no Canal do Linguado, o superintendente explica que é necessário contratar o desenvolvimento de um novo projeto.
A novidade, segundo ele, é que o termo de referência para contratação desta atualização de projeto já está pronto e foi aprovado ainda no final do ano de 2024.
— Então agora ele está subindo para o setor de licitações também em Brasília. Agora em fevereiro a gente vai ter mais um fórum de alinhamento. Mas eu tenho conversado diretamente com o diretor de planejamento, ele sabe da prioridade de Santa Catarina. A prioridade nossa está toda voltada para as ações desse lote, que é o mais atrasado da BR-280, para poder continuar capturando recursos para essa rubrica — conclui.
Com isso, a expectativa é de que as obras neste lote possam, definitivamente, avançar para além do atual estágio de execução, que é de 26%.
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