Candidato Mateus Souza, do PMB, detalha propostas para Prefeitura de Florianópolis
O programa Notícia na Manhã, da CBN Floripa, abriu espaço nesta semana para os três candidatos à Prefeitura de Florianópolis que não participaram do debate no dia 16 de agosto. No debate, participaram os candidatos que têm partidos com representação na Câmara Federal. A última entrevista, com tempo máximo de oito minutos de duração, foi realizada nesta sexta-feira (30) com o candidato Mateus Souza (PMB).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Quando questionado sobre a liderança masculina em um partido destinado a promover mulheres, Mateus Souza explicou que não havia candidatas dispostas a concorrer na cidade. Ele ressaltou o compromisso com a causa feminina e destacou que pretende fortalecer o partido para futuras candidaturas femininas.
A entrevista seguiu os cinco pilares do SC Ainda Melhor: mobilidade urbana, transporte público, atendimento em postos de saúde, educação e saneamento básico.
Mateus Souza criticou a ineficiência atual da Avenida Beira-Mar Norte, e sugeriu a criação de três novas pistas em cada direção. Um corredor exclusivo para ônibus também foi citado pelo candidato. As obras exigiriam um novo aterro na região.
— É uma obra demorada, vai demandar um grande tempo, um grande esforço, vai trazer também um pouco de congestionamento por causa da obra, mas tem que ser feita — destacou.
Para o transporte público, a proposta do candidato do PMB é a aquisição de 100 novos ônibus e a implementação de ônibus exclusivos para mulheres. Já em relação ao saneamento básico, Mateus Souza disse que irá cobrar a Casan por uma melhoria na rede de esgoto e na distribuição de água à população, prejudicada principalmente no verão, segundo o candidato.
Sobre a saúde pública, Mateus Souza planeja abrir os postos de saúde às 5h. Além disso, ele propõe a construção de um hospital municipal no Norte da Ilha e uma UPA na região Leste.
— [A saúde] é preocupante hoje porque a população aumentou muito. Nós já estamos chegando perto de 600 mil pessoas em Florianópolis. Muitas pessoas não tem acesso a saúde, quem não tem um plano de saúde sofre muito aqui na cidade — disse o candidato do PMB.
Cinco novas escolas devem ser construídas para evitar que muitas crianças se desloquem com longas distâncias para estudar, de acordo com Mateus. A proposta é que cinco mil vagas em creches públicas sejam disponibilizadas e que haja transporte público gratuito e progressivo para estudantes.
Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.
Leia também
Candidato Brunno Dias, do PCO, detalha propostas para Prefeitura de Florianópolis
Candidato Carlos Muller, do PSTU, detalha propostas para Prefeitura de Florianópolis