Início » CBN Floripa » Esportes

SC “não tem” medalha de ouro. Mas, e Natália Zilio?

Natália nasceu em Ponta Grossa, mas chegou em SC aos 15 dias de idade
14/08/2024 - 15:02 - Atualizada em: 30/08/2024 - 11:14
Natália Zilio foi campeã do vôlei feminino em Londres 2012 (Foto: Reprodução, Instagram)
SC “não tem” medalha de ouro. Mas, e Natália Zilio?
00:00 / 00:00
14/08/2024
forward 10 Play forward 10

Um levantamento que foi divulgado pelo portal ge fala a respeito do ranking olímpico dos estados que tiveram atletas que conquistaram medalhas. O Brasil no total possui 609 atletas medalhados desde a primeira edição em que o país conquistou medalhas em Antuérpia 1920.

São Paulo aparece na primeira posição, obviamente, com 49 medalhas de ouro, 231 medalhas no total. O Rio de Janeiro na segunda posição com 24 medalhas douradas e, em terceiro, Minas Gerais com 13 ouros. Puxando para o nosso lado, a lista aponta Santa Catarina na 19ª posição.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Como o ranking leva em consideração a contagem que é convencionalmente realizada colocando quem tem maior número de ouros para indicar quem fica melhor posicionado, Santa Catarina, segundo o levantamento do GE, ainda não conquistou medalhas de ouro. Foram 10 medalhas ao todo, seis de prata e quatro de bronze.

Santa Catarina tem a honra de ter nomes como a Ana Moser, do vôlei, que foi medalha de bronze, Fernando Scherer, que conquistou duas medalhas de bronze na natação, a Maycon no futebol feminino, que tem duas pratas, e o Tonho Gil e o Valdo, que são da seleção de futebol masculino, que conquistou a medalha de prata em Los Angeles 1984. Mais recentemente, Pedro Barros no skate park em Tóquio, e Rosamaria, no vôlei, onde ela esteve no grupo que conquistou a prata em Tóquio e o bronze em Paris.

Mas e Natália Zilio? Ela nasceu no Paraná, mas com 15 dias de vida veio para Santa Catarina. Fez a sua vida esportiva em solo catarinense, em Joaçaba. Será que não é para se considerar que ela tenha conquistado a primeira medalha de ouro de Santa Catarina? Ela foi campeã do torneio olímpico no vôlei feminino, em Londres 2012.

Esse ranking tem um preciosismo geográfico, porque conta onde que os atletas nasceram. Mas com certeza, Natália, e os catarinenses também, consideram que este feito foi de uma catarinense, essa medalha de ouro conquistada no vôlei feminino há 12 anos. Que mais medalhas de Santa Catarina, de quem nasceu aqui, ou de quem escolheu Santa Catarina para morar, venham nos próximos jogos.