Reforma ou ginásio novo: quando Joinville terá espaço exclusivo para vôlei e futsal

O bom desempenho do futsal e do vôlei na elite nacional faz com que a necessidade de um ginásio de esportes seja pauta já há alguns anos na cidade. Isso acontece porque o Centreventos é um espaço multiuso, logo, não é exclusivo ao esporte.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A agenda do Cau Hansen é compartilhada com eventos, shows, festival de dança, entre outros eventos. Esse conflito por vezes deixa o Joinville Vôlei e o JEC Futsal na obrigação de procurar outros espaços por conflito de datas.
Veja fotos dos ginásios projetados para Joinville







A primeira frente de trabalho que busca viabilizar uma nova opção para sediar os jogos é via reforma do Ginásio Ivan Rodrigues. Já há orçamento para realização da obra, que deve ser contratada até setembro, e tem prazo oficial de 24 meses para conclusão.
O investimento é de aproximadamente R$ 17 milhões, via governo do Estado, e há uma intenção para reduzir o tempo de obra, podendo ser antecipado o prazo de inauguração.
Na outra frente está a possibilidade da construção de um ginásio municipal com investimento de até R$ 40 milhões via prefeitura de Joinville. O novo ginásio seria construído em área pertencente à Univille, na Zona Industrial Norte. No entanto, essa obra ainda está apenas na fase conceitual.
Na semana passada, a prefeitura lançou um Procedimento de Manifestação de Interesse, em que empresas são convidadas a apresentarem propostas de como construir e viabilizar investimento privado nessa construção.
Em resumo, essa proposta de novo ginásio é ainda uma ideia. Não há recurso nem previsão de investimento nessa obra.
Num cenário otimista, em que o prazo de obras do Ivan Rodrigues seja antecipado, há uma remota possibilidade de que esse ginásio possa ser a alternativa ao Centreventos já em 2026. Caso contrário, é em 2027 que a cidade passa a ter um novo espaço com 2,5 mil lugares para mando de jogos do vôlei e futsal.
Leia mais
Joinville abre edital para estudos de concessão de futuro ginásio; estádio pode entrar em pacote