Quais as chances de JEC e Jaraguá voltarem a se enfrentar em final da Liga Nacional de Futsal
A rivalidade histórica entre Jaraguá e JEC Futsal pode ter mais um capítulo: as equipes estão em lado opostos no chaveamento do mata-mata da Liga Nacional de Futsal (LNF) e podem se enfrentar na grande final da competição em 2024.
Os dois representantes catarinenses estão em vantagem nas quartas de final para o jogo de volta, dentro de casa, após o encerramento de todos os confrontos de ida na LNF.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
No sábado (2), o Jaraguá bateu o Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, por 3 a 1. A equipe aurinegra passou pelo Corinthians nas oitavas de final e agora joga por um empate na Arena Jaraguá no próximo sábado (9), às 18h30min, para eliminar os gaúchos e se classificar às semifinais.
Veja fotos do jogo do Jaraguá
Já o Joinville, não conseguiu a vitória, mas manteve a vantagem do empate para decidir a classificação dentro do Centreventos Cau Hansen. A equipe empatou com o Umuarama neste domingo (3), por 1 a 1, e manteve a série invicta, com 28 jogos sem derrota. O jogo de volta acontece no próximo domingo (10), às 13h15min.
Veja fotos do jogo do JEC
Em caso de vitória simples, o time avança às semifinais. Se empatar no tempo normal, a partida vai à prorrogação. Se o resultado de empate persistir no tempo extra, o Joinville se classifica por ter uma melhor campanha na competição. Os catarinenses se enfrentam apenas na final, caso sigam avançando.
O JEC, em caso de classificação, duela na semifinal com o adversário que sai entre Praia Clube (MG) e Santo André (SP). Na primeira partida, os mineiros venceram por 3 a 1, fora de casa. O jogo de volta acontece em Uberlândia, na sexta-feira (8), às 19h.
Na chave do Jaraguá, se a equipe avançar, enfrenta o vencedor de Pato Futsal (PR) e São Lourenço (SC). Os catarinenses perderam em casa o primeiro jogo por 2 a 1. Para acontecer o duelo estadual na semifinal da LNF, o São Lourenço precisa vencer os paranaenses no tempo normal e na prorrogação no próximo domingo (10), às 18h30min, no oeste do Paraná.
Final histórica em 2007
Caso JEC e Jaraguá avancem nas quartas e nas semis, esta seria a segunda final entre as equipes na maior competição de futsal do Brasil. Em 2007, Joinville e Jaraguá se enfrentaram e a equipe jaraguaense saiu vencedora. Na época, o nome das equipes até eram diferentes, mas a rivalidade já era significativa.
O futsal na cidade de Jaraguá do Sul era representado pelo nome da empresa Malwee e a de Joinville pela Krona, que segue até hoje como gestora do departamento da modalidade. São 62 km que separam as cidades catarinenses, mas o duelo regional ultrapassa qualquer fronteira. Um conflito que vem desde razões culturais até econômicas.
Naquela ocasião, a final ainda era disputada em partidas de ida e volta. Comandada por Falcão e o técnico Ferreti, a locomotiva amarela venceu os dois duelos contra o Tricolor e se sagrou bicampeã da Liga Nacional. Do lado do Joinville, a final era novidade depois de quatro anos de fundação.
Na primeira partida, o Jaraguá anotou uma das maiores goleadas da história do embate por 6 a 1, na casa do adversário, encaminhando o título. Na volta, dentro de casa, mais uma goleada. Um 5 a 3 no placar para festa dos jaraguaenses, que viram a taça ser erguida em 30 de novembro de 2007.
Após 17 anos do maior confronto entre os clubes, a reedição pode acontecer em 15 de dezembro, na cidade de Carlos Barbosa (RS). Com local e data definidos, a única dúvida que resta é se as equipes estarão presentes na decisão da LNF 2024.
Leia também
Joinville recebe novas doses da vacina contra Covid-19 para crianças
Aluno da Escola Paul Harris é campeão do “soletrando em inglês” de Joinville; veja fotos