Partida de clube de SC na Liga Nacional de Futsal é suspensa por suposta irregularidade
As atenções do mundo do futsal estão voltadas para a novela Dieguinho, do Magnus Sorocaba, que teve mais um capítulo nesta terça-feira (15). Após a Liga Nacional de Futsal (LNF) se pronunciar sobre a irregularidade na escalação do jogador da equipe paulista, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o confronto envolvendo o Futsal São Lourenço (SC).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
O caso ganhou proporção com as denúncias protocoladas pelo Futsal São Lourenço, adversário do Sorocaba nas oitavas de final da LNF, e da própria entidade ao STJD. Desta vez, em comunicado oficial, a LNF divulgou que a presidência do STJD irá fazer uma análise inicial do ocorrido e, em sequência, será formada uma “Sessão de Julgamento da Comissão Disciplinar”.
Confira o comunicado na íntegra:
“Em relação ao caso envolvendo a partida entre São Lourenço x Magnus, ocorrida no dia 12 de outubro em Santa Catarina, válida pelas Oitavas de Final da LNF 2024, a LNF fez uma “notícia de infração” na segunda-feira (14.10), às 9h, comunicando o STJD sobre a irregularidade do atleta Dieguinho, do Magnus, conforme consta no Regulamento do campeonato. O São Lourenço, adversário da equipe de Sorocaba, fez o mesmo. No mesmo dia à noite, a Procuradoria ofereceu denúncia contra o Magnus. A denúncia está, hoje pela manhã, com a Presidente do STJD para análise inicial. Na sequência será designada Sessão de Julgamento da Comissão Disciplinar. Sendo assim, a LNF aguarda os trâmites oficiais para resolução do caso.”
A decisão sobre o adiamento do jogo de volta, que seria realizado neste sábado (18), ocorreu por conta da proximidade dos fatos com a data da partida, visto que a delegação do Futsal São Lourenço viajaria já nesta quinta-feira (16) para o interior paulista.
A Presidente do STJD da LNF, Desirée Emmanuelle Gomes dos Santos, assinou o despacho sobre o adiamento e colocou como um dos motivos as eventuais decisões a serem tomadas ainda sobre o caso.
— Considerando a proximidade da segunda partida da classificatória das Oitavas de Final e, ainda, pontuando que eventuais decisões a serem tomadas nos autos possam afetar diretamente a continuidade da competição, bem como logísticas de viagens, preparação dos atletas e lugar a ser realizada a partida, determino a suspensão do jogo que seria realizado no dia 18/10/2024, entre Magnus Futsal e Futsal São Lourenço, até o julgamento pela Comissão Disciplinar — diz um trecho do despacho.
O Sorocaba venceu a equipe do Futsal São Lourenço por 7 a 3 no primeiro jogo das oitavas de final da LNF no sábado (11). Porém, o clube paulista escalou o ala Dieguinho, que estava suspenso por cinco cartões amarelos, e não poderia ter sido relacionado para o duelo.
Veja o posicionamento do Sorocaba na íntegra:
“O Magnus Futsal vem por meio desta nota informar que, desde o primeiro momento em que a questão envolvendo uma possível escalação irregular de um atleta do nosso time no jogo contra o Futsal São Lourenço, acionou seu departamento jurídico com o objetivo de acompanhar de perto os desdobramentos legais sobre o assunto.
Na data de hoje, recebemos ofício da Liga Nacional informando sobre a suspensão da partida de volta das oitavas de final que seria realizada no dia 18 de outubro, até que seja conduzido o julgamento pela Comissão Disciplinar.
O Magnus Futsal segue aguardando o julgamento e voltará a se manifestar quando o caso estiver concluído em todos os âmbitos legais.”
O Sorocaba, corre risco de ser eliminado da competição, caso a Comissão Disciplinar julgue o determinado no Regulamento Oficial da LNF 2024. O documento diz que em caso de um atleta participar de forma irregular de um jogo e “em se tratando de partidas das fases oitavas, quartas, semi ou final, a equipe será desclassificada da competição”.
Se confirmada a eliminação, a equipe catarinense avança às quartas de final e aguarda o duelo paranaense entre Cascavel e Pato para saber quem será o adversário da próxima fase.
Leia mais
Bailarinos mirins participam da seletiva final para entrar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Promotora do MP fala sobre nova lei que amplia pena para feminicídio no Brasil; ouça a entrevista
Joinville Vôlei inicia venda de ingressos para estreia na Superliga 2024/2025