O que o Figueirense precisa para se classificar à próxima fase da Série C?
Foram dois jogos no Orlando Scarpelli até a última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Se tivesse vencido ambos – contra um rival na disputa por uma das vagas (o Londrina) e uma equipe já rebaixada (o São José) -, o Figueirense entraria em campo contra o Volta Redonda precisando somente do empate para avançar à próxima fase. Agora, após dois pontos conquistados em casa, não depende apenas de si para se classificar.
Uma coisa é importante destacar: o Figueirense precisa vencer! O empate no Raulino de Oliveira não interessa ao Furacão. O Remo, oitavo colocado, já tem 25 pontos e oito vitórias. Se somar um ponto, o Alvinegro chegaria aos mesmos 25 pontos, porém com seis vitórias. Nestas circunstâncias, seria eliminado pelo primeiro critério de desempate.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A penúltima rodada da primeira fase ainda não acabou. Então, o torcedor alvinegro fica atento para que o Tombense, às 20h desta segunda-feira (19), não vença o Botafogo-PB. Se o clube mineiro conquistar os três pontos em casa, será mais um time na frente do Figueira na classificação – e mais um resultado para ficar na dependência.
Confira os jogos que interessam para a definição dos dois últimos classificados para os quadrangulares da Série C – a última rodada está marcada para o próximo sábado (dia 23), às 17h:
- Volta Redonda x Figueirense
- Londrina x Náutico
- São José x Remo
- Ferroviário x Tombense*
*O Tombense continua na disputa pela vaga se não perder para o Botafogo-PB.
A mais simples das contas para o Figueirense nesta rodada decisiva é a seguinte: com vitória sobre o Volta Redonda, o Alvinegro chegará a 27 pontos. O empate entre Londrina x Náutico, no Estádio do Café, já permitiria ao Figueira ultrapassar as duas equipes. Se o Tombense não vencer seu jogo nesta segunda, então o time do técnico João Burse nem dependeria do jogo do Remo para conseguir a vaga na próxima fase, nesta situação.
Agora, se houver um vencedor no jogo entre Londrina e Náutico, este já terá uma das vagas confirmadas à próxima fase. Então, sobraria apenas uma no G-8. Aí, neste caso, o Figueira, além da vitória, precisaria que o Remo não vencesse o São José em Porto Alegre. Se o Tombense conquistar três pontos em João Pessoa, o torcedor alvinegro teria que torcer por resultados ruins de Remo e Tombense para obter a última vaga.
Portanto, o secador para o torcedor do Figueirense já precisa estar ligado no início desta semana. Tombense e Remo, mesmo fora de casa, vão enfrentar equipes que já estão rebaixadas para a Série D. Apesar de ser o lanterna, o São José até vem de dois bons resultados, quatro pontos em seis possíveis. O problema é o Ferroviário – adversário do Tombense na rodada final -, que não vence há nove jogos.
Reforçando: antes de tudo, o Figueirense tem que vencer em Volta Redonda para continuar sonhando com a possibilidade de Série B em 2025.