O futebol da capital foi realmente um grande fracasso
Meus amigos do esporte, terminou o ano de 2024 para o Figueirense Futebol Clube. Em campo, na Copa Santa Catarina, não classificou entre os quatro primeiros colocados. Jogou um futebol muito ruim, muito abaixo daquilo que a gente esperava.
Confira mais comentários de Roberto Alves
O Figueirense fechou o ano com uma vitória, uma goleada sobre o Nação, que é uma equipe quase amadora, com garotos e jovens que estão no futebol para serem revelados e negociados. Não serve como parâmetro para ninguém essa goleada do Figueirense, sábado sobre a equipe do Nação.
Então, o que sobrou de bom foi a aprovação da assembleia geral da recuperação judicial. O Figueirense agora passa a ser gerido pela SAF, com 90% de suas ações e 10% ficam com o Figueirense Associação. O que vai acontecer? A CLAVE é a dona da SAF. A SAF é a dona do futebol do Figueirense: contrata, descontrata, traz o técnico, diretores, mexe na direção, tudo.
Os 10% do Figueirense garantem que os básicos do clube não serão mudados. Cor, por exemplo, do uniforme ou da bandeira, estádio Orlando Scarpelli e outras coisas que são básicas da história do Figueirense. Então, o futebol do Figueirense tem novo dono, que é a SAF, cujo coordenador geral aqui é o Eduardo Médicis e o CEO é o Enrico Ambrogini. O diretor de futebol segue sendo Marco Aurélio Cunha.
Pode haver um remanejamento aí na diretoria. Vamos ver o que vai acontecer nas próximas horas, nos próximos dias. E o Avaí? O Avaí voltou a perder. Perdeu, em Manaus, por 2×1 e tomando uma virada. Ganhava o jogo por 1×0, não soube – mais uma vez – segurar o resultado. Jogou o segundo tempo inteiro na defesa, chamando o adversário. O adversário gostou da proposta, foi e virou o jogo.
O técnico Enderson Moreira não tem mais o que tirar. Nós conversamos sexta-feira sobre isso. Ele realmente não acertou uma até agora, é um fracasso a gestão dele do futebol no Avaí. E o Avaí tem que ter a coragem de tomar alguma decisão, pensando já em 2025, porque efetivamente esse ano terminou também para o Avaí.
Não há como você imaginar que vai ganhar seis jogos, dos seis que tem para terminar o campeonato, começando inclusive com o jogo de amanhã em Novo Horizonte (SP) contra um dos times que está disputando o título com o Santos, o Novorizontino.
Então, o ano da capital foi muito ruim. O Avaí não subiu para A, o Figueirense não subiu para B, vai para o quinto ano na C. O Figueirense não jogou na Copa Santa Catarina e o Avaí também não vai para a Copa do Brasil do ano que vem. Enfim, o futebol da capital esse ano foi realmente um grande fracasso.