Início » CBN Floripa » Esportes

O futebol brasileiro se prepara para mudanças no final do ano

Em Santa Catarina, equipes se preparam para campeonato com novos times. Na CBF, Ronaldo Fenômeno ensaia sua candidatura à presidência
20/12/2024 - 11:42
Ronaldo Fenômeno precisará convencer clubes e federações caso queria se eleger presidente da CBF (Foto: Gustavo Aleixo, Divulgação, Cruzeiro)
Ronaldo Fenômeno precisará convencer clubes e federações caso queria se eleger presidente da CBF (Foto: Gustavo Aleixo, Divulgação, Cruzeiro)
O futebol brasileiro se prepara para mudanças no final do ano
00:00 / 00:00
20/12/2024
forward 10 Play forward 10

Meus amigos do esporte, estamos chegando próximo do Natal. Natal que é a data máxima da humanidade, o nascimento de Cristo e os festejos começam. A preparação, os domingos do advento, tudo isso é muito significativo, muito relevante para todos nós que somos católicos ou não, porque Cristo é um só, Deus é um só, Jesus é um só.

Confira mais comentários de Roberto Alves

Mas o futebol não para, as coisas continuam andando, as tratativas para contratações, para formação de elenco, para, evidentemente, um reforço a mais na esperança de um bom ano de 2025, de um bom campeonato, de boas competições, de conquistas, de títulos. É assim que Avaí e Figueirense estão trabalhando, mas não só Avaí e Figueirense.

Criciúma contratou o técnico Zé Ricardo. A Chapecoense mandou para o Rio de Janeiro para completar o seu curso de técnico formador, o treinador Gilmar Dal Pozzo, que já está há 15 dias lá na CBF completando o seu curso de atualização para a formação total de um bom técnico.

O Joinville contratou o Hemerson Maria. É um profissional que conhece bem o futebol da cidade de Joinville, onde ele já foi campeão brasileiro da Série B, juntamente com o Sérgio Ramirez, de supervisor, com o grupo que ele formou, o Joinville promete força para o ano que vem.

Não só no Joinville temos as novidades. O Santa Catarina, de Rio do Sul – representando a região do Alto Vale – promete ter um estádio bom, que é o Estádio Alfredo João Crick, onde mandará os seus jogos, espera-se que seja assim. E o Caravaggio, que é a grande novidade.

O Caravaggio é o filho mais novo do futebol de Santa Catarina. De competições amadoras na região sul do estado se tornou profissional. Tem um estádio modesto, que está sendo adaptado, que está sendo melhorado para atender o caderno de encargos da Federação Catarinense de Futebol.

O diretor de competições da Federação Catarinense, Carlos Crispim, esteve ontem aqui na NSC, esteve circulando pelos corredores, veio nos fazer uma visita, veio participar de um programa no NSC Total, um Jornadacast especial de final de ano, juntamente com o Cláudio Gomes, que é o secretário-geral da Federação Catarinense de Futebol.

Falou-se em eleição na Federação, mas ela está muito longe de acontecer, por um dispositivo que mudou o estatuto da Federação e permite mais uma eleição do presidente Rubens Angelotti. Ele tem mais dois anos, ele vai a 2026 e depois ele pode ir a 2028, 2029, alguma coisa assim, no comando da Federação Catarinense de Futebol.

Já se sabe do engajamento dele no futebol de Santa Catarina com o atual presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues. A exceção a uma mudança muito forte, as federações devem se alinhar definitivamente na eleição da confederação com o atual presidente, o Edinaldo Rodrigues. Mas os clubes, os clubes votam.

Ontem conversei com o presidente do Avaí, Júlio Heerdt, e perguntei a ele, a federação votaria, o Avaí votaria no Ronaldo Fenômeno? Ele disse: “não sei”. O Avaí vota de acordo com os interesses da liga em que o Avaí está atrelado. E o Avaí tem compromissos com uma das duas ligas, a Liga Forte e a Libra.

O Avaí está, como também estão Figueirense, Criciúma e Chapecoense, e não se falou ainda nisso porque o Ronaldo anunciou agora e vai sair pelo Brasil fazendo sua campanha. A esperança de mudança no futebol. Ele tem o apoio do Infantino, da FIFA, que é o presidente da FIFA e está escorado pela FIFA, mas a FIFA não vota, quem vota são os presidentes de federações e presidentes de clubes.

Então, esse é um bom assunto porque vai começar um processo eleitoral na CBF, como talvez jamais aconteceu, porque normalmente a eleição é feita por aclamação do atual presidente pelas benesses que ele oferece às federações e aos clubes. Vamos ver.

O final de ano promete a evolução deste assunto, nós prometemos também conversar um pouco mais sobre isso, porque o futebol brasileiro pode mudar a partir de uma nova configuração, a partir de um novo nome – Ronaldo Fenômeno. É um nome mundial, é um nome de respeito no futebol, mas que vai para uma nova empreitada.

Eu, pessoalmente, na minha opinião, não acho que vai conseguir chegar, a menos que mude o quadro, mude a forma de eleição e a menos que haja uma alteração muito profunda em que as federações e os clubes estejam alinhados com o Ronaldo Fenômeno, o que eu acho muito difícil. Vamos aguardar. É isso mesmo.

Destaques CBN