Mudanças no calendário prejudicam os clubes
Meus amigos do esporte, por conta do calendário internacional da FIFA, que aumentou o número de clubes no Mundial para que o campeonato seja tão forte quanto os da UEFA, a CBF também teve que adaptar o calendário do futebol brasileiro.
Confira mais comentários de Roberto Alves
Bom, o que acontece? Os estaduais vão começar dia 12 de janeiro, já temos a data. Isso respinga nos clubes que, evidentemente, ainda estão em atividade. Vão ter que dar férias agora em dezembro. É o caso do Avaí, da Chapecoense e do Brusque. O Figueirense já está de férias, pelo menos. A Copa Santa Catarina ainda está sendo disputada e, enfim, os clubes vão estar em atividades até o dia 24, pelo menos.
Aí entram de férias em dezembro. Vão ter quantos dias para uma pré-temporada que o campeonato começa em 12 de janeiro? Saõ doze dias para o campeonato, as férias estão terminando, os jogadores chegam para aquele trabalho físico, aquela orientação… mas, não vai dar de treinar.
Não tem pré-temporada. Não vai ter de jeito nenhum, porque o campeonato começa logo em seguida e, por conta desse mundial de clubes, também o brasileiro começará em março, vai ser antecipado. Os clubes que estão disputando também vão ter pouco tempo, porque vão participar dos estaduais em janeiro. Então o calendário foi realmente tumultuado.
Por aqui, a Federação Catarinense de Futebol marcou o conselho técnico do campeonato estadual para o dia 19/11, em respeito ao estatuto do torcedor, que obriga os campeonatos a serem marcados e organizados, no mínimo, 45 dias antes do começo da competição.
A Federação vai realizar o conselho técnico para definir e confirmar a fórmula de disputa e, possivelmente, já terá a tabela pronta logo em seguida, porque os clubes precisam tomar conhecimento por essa antecipação.
Então, uma complicação grande, né? Os clubes não terão pré-temporada, porque o mês de dezembro é para férias e janeiro é início de adaptação, trabalhos físicos até entrarem em condição para começar o Catarinense. A maioria começa com time misto, com time sub-20.
Enfim, o calendário do ano que vem vai ser super apertado, porque, além das competições que foram adaptadas para esse mundial de clubes, a FIFA quer que pare os campeonatos, a CBF quer que pare os campeonatos daqueles clubes que estiveram disputando o mundial, enfim, o calendário do ano que vem está muito complicado.
Isso aí a gente vai discutir muito, porque tirou o espaço dos clubes, que já era pequeno, para poder se preparar melhor para a temporada do ano que vem. É isso aí.