Início » CBN Joinville » Esportes

JEC surpreende, vence Criciúma fora de casa e garante calendário nacional em 2026

Joinville enfrenta a Chapecoense na próxima rodada
02/03/2025 - 21:38 - Atualizada em: 04/03/2025 - 10:43
JEC se classificou nas penalidades (Foto: Beno Küster)

Em jogo decidido nas penalidades, o Joinville Esporte Clube (JEC) vence a equipe do Criciúma e conquista vaga na semifinal do Campeonato Catarinense. Com a vitória, a equipe de Hemerson Maria garante a vaga no Campeonato Brasileiro Série D em 2026. A partida foi disputada no Estádio Heriberto Hülse, neste domingo (2).

O nome do jogo foi o goleiro do Joinville, Bruno Pianissola. Além de operar “milagres” durante o tempo regulamentar, Pianissola pegou duas cobranças de pênaltis e garantiu a classificação do tricolor. Na última partida, o atleta foi substituído depois de uma pancada e passou por uma recuperação intensiva para disputar o jogo.

Com a vitória, a equipe do Joinville enfrenta a Chapecoense na semifinal do campeonato. O jogo será disputado em Xanxerê.

O jogo

O Criciúma começou dando ritmo ao jogo. Logo aos dois minutos, Juninho recebe um cruzamento dentro da área e cabeceia no canto direito da meta do Joinville. A bola explode na trave e é afastada pela defesa tricolor. A equipe visitante tenta reagir na sequência e, aos seis minutos, consegue a primeira finalização. Ryan recebe um passe em profundidade, corta para dentro e finaliza de fora da área. O chute sai fraco e sem dificuldades para defesa do goleiro Caíque.

Tentando manter a equipe no ataque, Marcos Brazion recebe um lançamento em profundidade, aos 11 minutos. O atacante do JEC tenta finalizar com a perna esquerda,  mas pega mal na bola e manda longe da meta do Tigre. Depois desse ataque, os donos da casa retomaram o controle da partida.

Aos 21 minutos, após uma cobrança de escanteio curto, Marcelo Hermes recebe o passe pela ponta, tira o camisa 10 do Joinville da jogada e finaliza no canto esquerdo. Bruno Pianissola, goleiro do JEC, faz a defesa e manda a bola novamente para escanteio. 

O tigre chega outra vez com perigo aos 40 minutos, após um contra-ataque em velocidade. Neto Pessoa recebe o passe em profundidade, se livra da marcação e finaliza de fora da área. O guarda-redes do Joinville se joga e defende o chute no meio do gol. Dois minutos depois, Morelli passa para Juninho na entrada da área, que ajeita de calcanhar novamente para o camisa 8 do Criciúma. Morelli finaliza com perigo à meta joinvilense, mas a bola passa ao lado do gol.

Os donos da casa ainda tentaram abrir o placar na primeira etapa em uma cobrança de escanteio. Neto cabeceia no canto direito, mas a bola passa ao lado do gol joinvilense.

As equipes vieram com mudanças para a segunda etapa. Pelo lado do Joinville, Hemerson Maria coloca João Mafra no lugar de Yalle. Já o treinador do Tigre, Zé Ricardo, traz João Carlos na posição de Ruan.

O Criciúma começa o segundo tempo pressionando a equipe visitante. Antes dos cinco minutos, o time da casa conseguiu finalizar duas vezes à meta joinivlense, forçando as defesas de Pianissola. A equipe do JEC chega com perigo pela primeira vez na segunda etapa aos sete minutos. Em uma cobrança de escanteio fechada, Caíque afasta a bola para dentro da área que sobra para o jogador do Joinville. O time não consegue finalizar e o Criciúma retoma a posse.

Aos 16 minutos, a partida teve a primeira, e única, paralisação para análise do VAR. Os torcedores do Criciúma pediram toque de mão do zagueiro joinvilense. O árbitro de vídeo analisou o lance e decretou que não houve falta na jogada.

A equipe do Tigre dominava as ações ofensivas, mas não conseguia ser efetiva no ataque. Aos 31 minutos da segunda etapa, Felipe Mateus recebe um passe quase na pequena área, gira e finaliza ao lado da meta joinvilense. Os donos da casa continuaram na pressão, forçando o erro de passe na saída de bola do Joinville. Neto recebe a bola dentro da área e também finaliza para fora.

O Tigre quase abriu o placar na reta final da partida. Em uma cobrança de escanteio, a bola é desviada dentro da área. A finalização obriga Pianissola a operar um “milagre”, impedindo a vantagem dos donos da casa. Mesmo com a pressão nos minutos finais, o Criciúma não conseguiu abrir o marcador.

Sem gols no jogo, a decisão foi para as penalidades.

Cristian Renato, artilheiro do Joinville, foi o responsável por iniciar as cobranças. O camisa 9 do tricolor parou nas mãos do goleiro Caíque. Pelo lado do Tigre, Marcelo Hermes iniciou os trabalhos. Com uma batida forte no meio do gol, Hermes abriu o placar para os donos da casa.

Na quarta cobrança do Tigre, Bruno Pianissola acerta o canto e defende a finalização de Morelli. A estrela de Bruno brilhou mais uma vez. O guarda-redes joinvilense garantiu a classificação do tricolor para a semifinal da competição.

Ficha técnica

Joinville – Bruno Pianissola; Danilo Belão, Guti, Léo Rigo e Ernandes; Yale (João Mafra), Vini Paulista (Naldo) e Marcinho (Lucas de Sá); Ryan (Juninho), Cristian Renato e Marcos Brazion (Matiello). Técnico: Hemerson Maria.

Criciúma – Caíque; Rodrigo, Luciano Castán, Matheus Trindade (Luiz Henrique) e Felipe Mateus; Morelli, Neto Pessoa e Jonathan (Werik Popó); Ruan (João Carlos), Marcelo Hermes e Juninho. Técnico: Zé Ricardo.

Público

Arbitragem

Leia também

Eleito melhor goleiro do mundo, ex-JEC Futsal fala sobre experiência e adaptação na Rússia

Joinville Vôlei tem novo levantador e central renova com a equipe

Destaques CBN