Ginásio de esportes em Joinville será climatizado e deve custar cerca de R$ 100 milhões
As obras para o tão sonhado ginásio municipal de esportes em Joinville ainda não têm data para iniciarem, mas as etapas anteriores e preparatórias para esse momento seguem sendo realizadas. A expectativa é que o local tenha capacidade superior a 5 mil lugares, seja totalmente climatizado e ainda comporte áreas de treinamento para além da quadra principal de jogos.
O custo total da obra deve girar em torno dos R$ 100 milhões. As informações foram confirmadas pelo secretário de esportes do município, Douglas Steffen, em entrevista exclusiva ao CBN Joga Nas 11 desta quarta-feira (16).
O terreno onde será erguido o complexo esportivo fica na região norte da cidade, anexo à Univille, e tem um total de 31 mil metros quadrados. Neste momento, de acordo com Steffen, o processo está nos trâmites finais para desapropriação e documentação legal do terreno, para passar da universidade ao município novamente. A ideia do executivo municipal, vencida essa questão burocrática, é lançar a licitação do projeto executivo já em 2025.
— Nós acreditamos que até 2028 tenhamos o ginásio sendo entregue — apontou o secretário.
Veja imagens dos equipamentos esportivos de Joinville
A prioridade do novo espaço será o esporte de alto rendimento, mas também será “a casa” dos esportes de base e diversas outras modalidades que carecem de locais de treinamento ou locais de jogos. Por isso, além da quadra principal, o projeto deverá contar com quadras anexas para facilitar os treinamentos simultâneos de diferentes modalidades.
Segundo o secretário, além do esporte, o novo ginásio municipal também será uma alternativa para grandes eventos culturais, como shows e outras apresentações que possam gerar receita.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Depois de inaugurado, o espaço deverá ser cedido à iniciativa privada em algum modelo de concessão. Dessa forma, toda a manutenção e agenda do espaço ficaria sob responsabilidade dessa empresa, que vai poder explorar da melhor maneira, mas sempre com prioridade no esporte. O titular da pasta de esportes do município apontou que essa concessão deve ser feita logo que o espaço estiver pronto.
— O foco é o esporte, mas só o esporte não consegue pagar essa conta no Brasil, infelizmente […]. Provavelmente ao pegar a chave da construtora, a gente já entregue na mão de uma entidade esportiva — explicou.
Além do novo ginásio, o secretário de esportes também falou sobre as melhorias na Arena Joinville, troca de gramado natural por grama sintética, troca de sistema de iluminação e outras ações.
Leia também:
Quais clubes estão em vantagem para os jogos de volta nas oitavas da Liga Nacional de Futsal
Joinville confirma o primeiro reforço para o Catarinense 2025
Joinville Vôlei inicia venda de ingressos para estreia na Superliga 2024/2025