Figueirense anuncia zagueiro Santiago, mas e o transfer ban? Entenda o caso
A contratação do Zagueiro, Felipe Santiago, de 21 anos foi a grande novidade nos últimos 6 meses do Figueirense, isso porque o clube foi punido com o Trabsfer ban logo no início do mês de abril. Desde então o clube ficou proibido de realizar contratações de atletas por conta deste mecanismo.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Transfer ban
O transfer ban é uma punição imposta pela Fifa ao time inadimplente em transferências nacionais e internacionais. Com ela, fica impedido de registrar novos atletas até acertar o pagamento.
Fim da punição
De acordo com o executivo de futebol do Figueirense, Marco Aurélio Cunha, após seis meses o transfer ban encerra, e por esse motivo o alvinegro pode realizar contratações.
— O transfer ban tem um prazo de seis meses, esgotado o prazo ele cai. Então você pode novamente inscrever jogadores, até que alguém que se julgar prejudicado por não ter recebido os seus direitos eventualmente, entre novamente em contestação. E aí vem um novo julgamento, se for o caso, volta-se o transfer ban se a dívida não for terminada. Ocorre que o Figueirense tem agora na sexta-feira (18), a recuperação judicial, que se aprovada, obviamente a Clave vai fazer todos os pagamentos necessários, inclusive o transfer ban. Então ele não reabre e nesse momento ele tem um hiato de queda, e aí nós vamos ver o que vai acontecer pra frente —. Explicou o executivo de futebol.
O transfer ban expirou no dia 10 de outubro, o Figueirense está habilitado para inscrever atletas no sistema. O zagueiro Felipe Santiago foi contratado junto ao Novo Hamburgo (definitivo). Seu vínculo com o Figueirense vai até 30/11/2025.
Novo transfer ban
De acordo com o colunista Rodrigo Faraco, o novo episódio aconteceu nesta terça-feira pela manhã, em despacho assinado pela presidente da CNRD, Celso Portella, o Figueirense foi sancionado novamente por mais um Transfer Ban de seis meses. A CBF vai ser comunicada oficialmente e a nova punição passa a valer a partir desse recebimento no Departamento de Registros.
A Assembleia Geral de Credores está marcada para esta sexta-feira, dia 18. Com a aprovação da recuperação judicial o clube irá pagar o transfer ban
Leia também
Figueirense joga sob pressão contra o Marcílio Dias
Enderson Moreira é infeliz ao dizer que expectativa de acesso era irreal