Início » CBN Joinville » Esportes

Fifa pede entrada do Futsal nos Jogos Olímpicos

Movimento é inédito na história da modalidade e requer aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI)
03/10/2024 - 21:41
Seleção Brasileira Futsal Getty Imagens
Brasil vai em busca da sexta conquista em Mundiais (foto: Gett Imagens)

O cardápio do mundo esportivo em 2024 teve um foco ampliado entre julho e agosto no maior evento de esportes do planeta: os Jogos Olímpicos de Paris. Mas, para os amantes do futsal, a espera durou um pouco mais, com a expectativa da Copa do Mundo da modalidade, iniciada em 14 de setembro.

Uma requisição da Fifa enviada ao Comitê Olímpico Internacional em setembro, no entanto, trouxe esperança aos apaixonados pelo futsal de que a modalidade possa fazer parte dos jogos olímpicos.

Confira fotos do Brasil no Mundial

Há anos o assunto Futsal e Olimpíadas é um tabu entre a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI). O movimento entre as partes teve um avanço significativo no último mês com o envio de um documento oficial por parte da organização que rege o futebol mundial para o comitê responsável pela realização das Olimpíadas.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

No documento, a entidade solicita a inclusão da modalidade, que é de responsabilidade da Fifa, no programa olímpico.

— Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a Fifa também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante — diz o texto enviado.

Um dos maiores jogadores da história do Futsal e multicampeão pelo Jaraguá, Falcão comentou em um vídeo nas redes sociais sobre a decisão da Fifa.

— O Pedido foi enviado, mas a grande dificuldade para dar certo é de que para o Futsal entrar, aumentaria cerca de 400 a 500 atletas, o que faria com que algum esporte coletivo saísse das Olimpíadas. Eles [COI] trabalham sempre com, no máximo, 10 mil atletas. Com a entrada do Futsal aumentaria consideravelmente esse número — afirmou o craque.

Falcão explicou ainda que o pedido deve ser reforçado, para que não caia no esquecimento. Apesar do avanço ser importante, é necessário cobrar as autoridades responsáveis.

— Esse envio já tem um tempo, cerca de um mês. Mas ele ainda não foi respondido, o que é um problema. Eu quero conversar com o Infantino (presidente da Fifa) no domingo (6), para que a gente continue cobrando e “cutucando. Precisamos colocar força nessa solicitação — completou.

Além do Futsal, o Futebol de Areia também entrou na pauta da solicitação da Fifa ao COI. Na areia, o Brasil tem destaque com seis títulos. A Seleção, aliás, é a atual campeã no Mundial disputado nos Emirados Árabes.

Um outro pedido da entidade máxima do futebol foi o aumento de participantes no torneio de futebol feminino de campo, de 12 para 16 seleções.

A Seleção Brasileira é a maior campeã no futsal, com cinco títulos, assim como no futebol. No Uzbequistão, sede desta edição, o Brasil faz a melhor campanha do torneio. A equipe segue invicta, com seis vitórias em seis jogos e 38 gols marcados. Os comandados do técnico Marquinhos Xavier irão enfrentar a Argentina, que bateu a França nesta quinta-feira (3), na grande final.

O arquirrival chega a segunda final consecutiva. Os hermanos foram vice-campeões da Copa do Mundo 2021, inclusive eliminando a Seleção Brasileira na semifinal.

O Brasil busca o hexacampeonato no próximo domingo (6) contra a Argentina, em final inédita. O jogo tem transmissão ao vivo da NSC TV e do Sportv a partir de 12h (horário de Brasília).

Leia também:

Brasil vai enfrentar a Argentina na final da Copa do Mundo de Futsal

Ney Franco promove mudanças no ataque do JEC para encarar o Figueirense

Joinville Vôlei encontra velhos conhecidos na estreia da Superliga 2024/2025

Destaques CBN