Entenda como será a distribuição de vagas para a Série D do Brasileirão em Santa Catarina
O Campeonato Catarinense 2025 teve sua tabela e regulamento específicos divulgados neste domingo (01) pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). Além dos times conhecerem sua sequência de jogos, foi divulgada também a forma de distribuição de vagas para as competições nacionais, com mudanças.
Santa Catarina tem direito a três vagas na Copa do Brasil e três vagas na Série D do Brasileirão. Agora, as duas primeiras vagas da Série D serão entregues dentro do Estadual, enquanto a terceira vaga será do campeão da Copa Santa Catarina 2025. O regulamento não deixa claro, mas a tendência é que o campeão da Copa SC vai poder escolher se prefere disputar a Copa do Brasil ou o Brasileirão (entenda mais abaixo).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Especificamente sobre esta terceira vaga na Série D, o regulamento não deixa claro que realmente vai para a Copa SC, mas há esse entendimento nos bastidores. O documento deixa em aberto, dizendo que “a terceira vaga da FCF no Campeonato Brasileiro da Série D de 2026 será definida atrás de Resolução de Diretoria”. Em termos práticos, a Copa SC ganhou mais peso, mais atratividade e uma espécie de “segunda chance” para times como o JEC, por exemplo, garantirem sua vaga na Série D, caso não consigam via Estadual.
Com essa mudança na distribuição das vagas, dois times vão garantir vaga direta na Série D já pelo Estadual, mas o terceiro melhor classificado que busca o calendário nacional vai precisar esperar a Copa Santa Catarina e a definição do seu campeão. Vale registrar que a distribuição dessas vagas para os torneios nacionais é uma atribuição exclusiva da FCF e não entra em votação entre os clubes.
Sete times querem vaga na Série D
O JEC vai disputar a Série D do Brasileirão em 2025, mas precisa garantir vaga na competição de 2026 caso não conquiste o acesso para a Série C. Vale lembrar que Criciúma, Avaí, Chapecoense, Brusque e Figueirense já têm vagas no Brasileirão. Então, além do JEC, disputam as vagas na série D as equipes do Concórdia, Marcílio Dias, Barra, Hercílio Luz, Santa Catarina e Caravaggio. Em termos práticos, para garantir vaga pelo Estadual, o JEC precisar estar entre os dois melhores deste sete sem divisão. Caso não consiga, vai precisar disputar a Copa SC para conquistar essa vaga.
Com as mudanças na distribuição, o cenário das vagas é o seguinte:
- Caso o time vitorioso da Copinha escolha a Copa do Brasil, a terceira vaga para a D sai também do Estadual.
- Caso o time vitorioso da Copinha escolha a Série D, a vaga para a Copa do Brasil fica para o vice-campeão da Copa SC.
- Campeão e vice do Campeonato Catarinense já garantem suas vagas na Copa do Brasil.
JEC no Catarinense 2025
O JEC vai estrear no Catarinense dentro da Arena, contra o Figueirense, dia 15 de janeiro, às 20h30. A data e o horário ainda podem sofrer alterações. Em 2025, o Tricolor vai fazer cinco partidas em casa e seis fora. Além do Figueirense, o clube ainda enfrenta Concórdia, Brusque, Marcílio Dias e o Santa Catarina (que subiu da B) dentro da Arena. Por sua vez, Barra, Criciúma, Avaí, Caravaggio (que subiu da B), Hercílio Luz e Chapecoense serão adversários do JEC longe de casa.
O Estadual 2025 vai ser disputado em turno único, com onze rodadas. Os oito melhores avançam para as quartas de final que serão disputadas em jogo único, da mesma forma as semifinais, e em caso de empate, pênaltis. Já a grande final terá jogos de ida e volta.
Leia mais da CBN:
Sob o comando de Lima, Panagua conquista o título da Primeirona de Joinville
JEC Futsal joga mal e empata contra o Criciúma pela semifinal do Catarinense Série Ouro
Conheça Marcus Carvalho, influencer de Joinville conhecido por suas frases de “bom-dia”