Copa da NBA quer reconquistar fãs no país do melhor basquete do mundo
A tentativa de criar um interesse maior em uma das principais ligas esportivas do mundo: começa, nesta terça-feira (12) a Copa da NBA, com Minnesota Timberwolves x Portland Trail Blazers. Trata-se de uma busca para salvar os números de audiência da temporada recém iniciada.
Confira mais comentários de Leandro Lessa
Essa é a segunda edição, vencida na temporada passada pelo Los Angeles Lakers. As quadras ganham desenhos especiais. O torneio tem seis grupos, com cinco times cada. O mata-mata é de jogo único. A semifinal, dia 14/12, e a final, dia 17/12, serão em Las Vegas.
Entre os fatores neste começo da temporada do basquete nos EUA, esteve a concorrência com as finais do beisebol entre Los Angeles Dodgers e New York Yankees. Em um aspecto mais geral, Lebron James, Stephen Curry e Kevin Durant são astros em reta final de carreira.
Já as jovens estrelas norte-americanas ainda não alcançaram a mesma dimensão. Os três primeiros para MVP da temporada regular passada foram estrangeiros. Enquanto o número de fãs da NBA cresce no mundo – inclusive no Brasil -, o interesse no próprio quintal vem caindo.
Outro fator: cada franquia faz 82 partidas. Chegando aos playoffs, essa conta aumenta. Isso faz com que comissões técnicas optem por, às vezes, não escalar os principais atletas para não sobrecarregá-los. Isso que nem citamos a NFL ainda. Boa sorte, Copa da NBA!