Início » CBN Floripa » Esportes

“Conquistar o hexa”: Marquinhos Xavier garante time focado antes das oitavas contra Costa Rica

Em bate papo exclusivo com a CBN Joinville, técnico da Seleção Brasileira de Futsal projetou caminhada na Copa do Mundo
22/09/2024 - 17:24
Marquinhos Xavier destacou a exigência da Seleção no Mundial (Foto: Leto Ribas, CBF)

Três vitórias em três jogos, 100% de aproveitamento, 27 gols anotados e apenas dois sofridos. A campanha da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo FIFA de Futsal foi irretocável, mas o técnico Marquinhos Xavier alerta que espera “muitas dificuldades” para os próximos jogos. Neste domingo (22), a Seleção conheceu seu adversário nas oitavas: a Costa Rica. O duelo será na terça-feira (24), às 9h30, no horário de Brasília.

Veja fotos da campanha do Brasil no Mundial

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Dono de cinco conquistas na era FIFA, o time brasileiro tenta a sexta estrela. Após o fim desta primeira fase, o treinador da Seleção Brasileira conversou de forma exclusiva com com a CBN Joinville, direto do Uzbequistão, e analisou a trajetória até aqui. Marquinhos destacou que a tendência é o jogo do Brasil ser mais estudado pelos adversários e isso exige cada vez mais da Seleção.

— Esperar muitas dificuldades, equipes cada vez mais atentas ao que o Brasil vem fazendo. Temos que imprimir mais ritmo, muita atenção e manter foco principal no nosso objetivo que é conquistar o hexa — disse o comandante.

Na primeira fase do Mundial, o Brasil despachou seus adversários sem dificuldades e liderou o grupo B. Fez 10 a 0 em Cuba; 8 a 1 na Croácia e 9 a 1 na Tailândia. A Costa Rica, adversária do Brasil nas oitavas, estava no grupo A e se classificou como uma das melhores terceiras colocadas. Venceu o Uzbequistão, empatou com Holanda e perdeu para o Paraguai. Pelo regulamento da Copa do Mundo FIFA de Futsal, avançam os dois melhores times de cada chave e mais os quatro melhores terceiros colocados de cada grupo.

— Avançar na primeira colocação, embora possa ser pequeno pra um país que já ganhou cinco títulos mundiais, a gente valoriza muito. E valorizar as pequenas coisas fazem a gente se tornar grande — frisou Marquinhos Xavier.

Catarinense de Lages, o técnico do Brasil se mudou muito cedo para Joinville onde se criou e tem familiares até hoje. Ele é um dos vários representantes de Santa Catarina na Seleção Brasileira, que tem ainda cinco atletas nascidos no Estado. Dentre eles, o melhor goleiro do mundo, Willian, e o atual melhor jogador do planeta, o pivô Pito.

— Falo com muito carinho sobre esse potencial que o nosso Estado tem de revelar tantos profissionais dentro do futsal, nós sempre fomos uma grande referência. É motivo de alegria, a gente carrega a bandeira de Santa Catarina com a gente — comentou o comandante brasileiro.

CAMINHO NO MATA-MATA

Com o fim da primeira fase e todos os confrontos definidos para as oitavas de final, o Brasil já sabe também o caminho que precisará percorrer até o tão sonhado hexacampeonato mundial.

Se passar da Costa Rica nas oitavas, a Seleção vai pegar o vencedor do confronto entre Irã x Marrocos nas quartas de final. Sensação deste Mundial, o time marroquino deve avançar sem problemas e tem tudo para fazer um dos grandes jogos desta Copa do Mundo diante do Brasil nas quartas de final.

Em uma eventual semifinal, o adversário brasileiro pode ser Holanda, Ucrânia, Venezuela ou Espanha. Algoz da última Copa do Mundo que eliminou o Brasil nas semis, a Argentina está no outro lado do chaveamento e só pode cruzar com a Seleção Brasileira em uma eventual final. Da mesma forma a poderosa seleção portuguesa.

Oitavas de Final da Copa do Mundo FIFA de Futsal:

Terça, 24/9, 9h30: Brasil x Costa Rica
Terça, 24/9, 12h: Holanda x Ucrânia
Quarta, 25/9, 9h30: Espanha x Venezuela
Quarta. 25/9, 12h: Paraguai x Afeganistão
Quinta, 26/9, 9h30: Irã x Marrocos
Quinta, 26/9, 12h: Portugal x Cazaquistão
Sexta, 27/9, 9h30: Tailândia x França
Sexta, 27/9, 12h: Argentina x Croácia

Leia também

Confira a avaliação do técnico Ney Franco, do JEC, após empate contra o Barra

JEC reage no fim e arranca empate contra o Barra, mas segue sem vencer na Copa SC

Zagueiro goleador é destaque do JEC em empate na Copa SC; veja notas