Brasil volta a ter presença no grid da Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto, de 20 anos, foi confirmado como reforço da Sauber para 2025. O Brasil volta a ter um piloto na temporada de Fórmula 1 após sete anos. Desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017, o país não tinha um titular no grid de largada para a disputa das provas ao longo do ano.
Confira mais comentários de Leandro Lessa
A partir de meados deste ano, o brasileiro já era especulado para ser segundo piloto da escuderia suíça. Ele pegará a vaga do finlandês Valtteri Bottas, para fazer dupla com o alemão Nico Hulkenberg (atualmente na Haas). Além de Bottas, o chinês Guanyu Zhou também deixará a Sauber.
O Brasil possui oito títulos na Fórmula-1: três com Ayrton Senna, três com Nelson Piquet, dois com Emerson Fittipaldi. São 101 vitórias do país ao todo, mas a última vez que um brasileiro subiu no ponto mais alto do pódio foi em 2009, com Rubens Barrichello, no Grande Prêmio de Monza, na Itália.
Bortoleto foi campeão da Fórmula 3, em 2022, e é o líder da Fórmula 2 em sua temporada de estreia. Porém, o 33° piloto do Brasil na principal categoria principal do automobilismo mundial começa seu trajeto em uma equipe que sequer marcou pontos nesta temporada.
Uma questão importante é que a Fórmula 1 terá mudança importante em 2026, no regulamento dos motores. A Sauber também viverá um momento de transição, pois a Audi vai assumir o controle do time após o fim de 2025.