Após polêmica no último lance, JEC se classifica no Campeonato Catarinense

Mesmo com várias possibilidades de avançar para a próxima fase, o JEC só teve certeza da classificação após o término de todas as partidas da última rodada do Campeonato Catarinense neste sábado (22). A equipe empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, em Xanxerê, e garantiu vaga às quartas de final com a anulação do gol do Barra no último lance da partida entre o Pescador e o Caravaggio, no Sul do Estado.
Confira fotos da partida
Dentro de campo, apesar das boas aparições, o Joinville não conseguiu fazer a sua parte e vencer o jogo. No time titular, o técnico Hemerson Maria optou por utilizar apenas dois jogadores que haviam entrado na última partida contra o Santa Catarina.
No primeiro tempo, sem muitas oportunidades, o JEC sofreu um gol olímpico no Estádio Josué Anoni, em Xanxerê. Com a derrota parcial, o treinador não fez nenhuma substituição no intervalo e o time voltou o mesmo para a segunda etapa.
Com 13 minutos de segundo tempo, Marcinho e João Mafra entraram na equipe e mudaram a postura e o placar. Após três minutos em campo, Mafra iniciou a jogada e Marcinho deu a assistência para o artilheiro do JEC no campeonato, Cristian Renato, empatar a partida. Com os resultados momentâneos, as equipes estavam avançando e evitaram se expor ao ataque.
Na reta final, de olho nos outros resultados que influenciavam na classificação, o JEC viu o Marcílio virar a partida contra o Figueirense, aos 41 minutos, e o ultrapassar na tabela. Se não bastasse a perda de posição, aos 50 minutos de jogo o Barra fez o gol da vitória contra o Caravaggio, fora de casa, e estava eliminando a equipe joinvilense do campeonato.
Na saída de campo, os jogadores e comissão receberam a notícia do gol no Sul do Estado e, consequentemente, da desclassificação. Enquanto os jogadores concediam entrevista pós-jogo, o árbitro Bráulio da Silva Machado voltou atrás na decisão e anulou o gol do Barra, no último lance da partida. Sob muita reclamação, a arbitragem encerrou o jogo e, rapidamente, chegou a informação à Xanxerê de que o JEC estava, novamente, classificado para a próxima fase.
O lance polêmico, primeiramente validado, foi protagonizado pelo volante Natan, de cabeça, mas, segundo a equipe de arbitragem, o gol foi irregular. Após a confusão, o Joinville voltou à oitava posição e vai enfrentar o Criciúma na próxima fase.
Caminho até a Série D 2026
Para garantir vaga na divisão nacional em 2026 através do Catarinense, a conta é simples para o JEC. Diferente da conta, a missão é complicada: eliminar o Criciúma no Heriberto Hülse. Se o Tricolor vencer, avança para a semifinal do estadual e se classifica para a Série D em 2026.
Classificação final da primeira fase
- Criciúma* – 20 pontos
- Santa Catarina* – 19 pontos
- Avaí* – 18 pontos
- Brusque* – 16 pontos
- Chapecoense* – 16 pontos
- Figueirense* – 15 pontos
- Marcílio Dias* – 14 pontos
- Joinville* – 14 pontos
- Barra -13 pontos
- Concórdia – 11 pontos
- Caravaggio** – 10 pontos
- Hercílio Luz** – 6 pontos
*Classificados à próxima fase
**Rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense 2026
Confira os confrontos das quartas de final:
- Criciúma* x Joinville
- Santa Catarina* x Marcílio Dias
- Avaí* x Figueirense
- Brusque* x Chapecoense
Datas ainda a serem definidas pela FCF.
Leia também
“Sonho de criança”: goleiro do JEC fala sobre primeira convocação para a Seleção Brasileira
FOTOS: Jaraguá Futsal apresenta uniforme para nova temporada
FOTOS: Conheça o novo uniforme do JEC Futsal para temporada 2025