Ao contrário do Avaí, Figueirense participará da Copa Santa Catarina 2024
O Figueirense confirmou que irá participar da Copa Santa Catarina 2024, campeonato que dá vaga para a Copa do Brasil 2025 ao campeão. Nesta segunda-feira (15), foram definidos na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, os clubes participantes e o regulamento desta edição.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O Furacão do Estreito não participa da Copa do Brasil desde 2022, quando terminou eliminado na segunda fase da competição pelo Cuiabá, em pleno Orlando Scarpelli.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Diferentemente da última edição da Copa Santa Catarina, não haverá o Clássico de Florianópolis neste ano, já que a diretoria do Avaí comunicou que irá priorizar a luta pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. O Leão da Ilha poderá classificar para a Copa do Brasil se for campeão da segunda divisão, enquanto o Figueirense tem apenas o torneio estadual como opção.
Além do Figueira, estão confirmados na competição Barra, Chapecoense, Concórdia, Hercílio Luz, Joinville, Marcílio Dias e Nação. O regulamento será o mesmo da última temporada — Primeira fase em turno único, com 7 rodadas, onde os quatro primeiros se classificam para as semifinais, com jogos de ida e volta.
Retrospecto do Figueirense na Copa Santa Catarina
Campeão em 1990, 1996 e 2021, o Figueirense é o terceiro time mais vencedor da Copa SC, atrás apenas de Brusque e Joinville, com cinco conquistas cada. A Copa foi um dos últimos títulos vencidos pelo alvinegro, que segue na luta pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série C.
Em 2022, após ter conquistado o título, garantiu o direito de disputar a Recopa Santa Catarina contra o Avaí na Ressacada, que havia sido campeão catarinense em 2021. O Figueirense venceu a partida por 3 a 1 e garantiu o primeiro troféu da história na casa do rival.
No ano passado, o clássico na Copa terminou com vitória do Avaí por 1 a 0, onde o Leão escalou a equipe do sub-20 para enfrentar um Figueirense titular recém eliminado na Série C.
Nas últimas duas edições o Alvinegro não conseguiu chegar às finais, caindo na semifinal para o Hercílio Luz em 2022 e não passando da primeira fase no ano passado. Com isso, não se classificou para a Copa do Brasil, campeonato em que foi vice-campeão em 2007, sendo a melhor campanha de um time catarinense no torneio depois do título do Criciúma, em 1991.