Início » CBN Joinville » Cotidiano

Vereadores adotam tolerância zero à violência contra mulher na nova legislatura em Joinville

Vereador Wilian Tonezi foi denunciado ao Conselho de Ética por violência política de gênero
25/03/2025 - 11:37 - Atualizada em: 25/03/2025 - 11:37
Como votaram os vereadores (Foto: Reprodução, CVJ)

A nova legislatura ampliou o número de mulheres com mandato, passando de duas vereadoras para quatro. E essa maior representação foi diretamente responsável pelo aceite da denúncia contra o vereador Wilian Tonezi (PL) nessa terça-feira (24). 

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

A denúncia partiu de uma vereadora em primeiro mandato, Vanessa da Rosa (PT), e foi apoiada pelas outras três parlamentares. Ao todo, dez vereadores votaram pela admissão da denúncia que acusa Tonezi de quebra de decoro parlamentar por violência política de gênero.

Fotos da sessão que aceitou denúncia

Na argumentação da denúncia, uma das situações descritas é a de uma intervenção do vereador em que ele recomenda a uma colega parlamentar para que fique quieta. Em sua defesa, ele alega que estava no seu tempo de fala. Ainda assim, há outras formas de fazer valer o seu tempo, como por exemplo, educadamente, pedir licença.

Ao aceitarem a denúncia, os vereadores também marcam uma posição simbólica no início do mandato. A de que não irão aceitar qualquer forma de desrespeito às mulheres. 

Esse cenário de tolerância zero para qualquer gesto de violência é necessário. Os parlamentares precisam dar o exemplo mínimo de respeito para com as mulheres que, do lado de fora do parlamento, estão sendo assassinadas.

Um gesto mínimo de violência, quando tolerado, gera outro de maior intensidade que num ciclo vicioso resulta no cenário trágico encontrado em Santa Catarina. Entre janeiro e fevereiro, seis mulheres foram assassinadas, vítimas de feminicídio no Estado.

Leia mais

Vereador de Joinville é denunciado ao Conselho de Ética e será investigado

O que a esquerda marxista propõe em volta ao comando do sindicato do servidores em Joinville

Praticantes de corrida querem mais segurança e apoio logístico em Joinville


Destaques CBN