Início » CBN Floripa » Cotidiano

Variedades de maçã catarinense ganham espaço internacional

Programa estadual da Epagri/SC desenvolve pesquisas em conjunto com empresas francesas e italianas
22/08/2024 - 14:25 - Atualizada em: 30/08/2024 - 12:12
Variedades de maçãs Luiza, Venice e Isadora são as mais conhecidas no mercado internacional (Foto: Sambóa, Divulgação)
Variedades de maçãs Luiza, Venice e Isadora são as mais conhecidas no mercado internacional (Foto: Sambóa, Divulgação)
Variedades de maçã catarinense ganham espaço internacional
00:00 / 00:00
22/08/2024
forward 10 Play forward 10

As maçãs produzidas em território catarinense vêm ganhando notoriedade internacional. Isso pela variedade genética do produto, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Epagri/SC. O pesquisador Marcus Vinicius Kvitschal, especialista em melhoramento vegetal da Epagri, explicou nesta quinta-feira (22), no #CBN Floripa, como os estudos estão sendo significativos para o impulsionamento da exportação e geração de royalties.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Com 50 anos de história e pesquisas na área, o Programa de Melhoramento Genético de Macieira é desenvolvido pelo Governo do Estado em conjunto com a Epagri/SC. Os pesquisadores atuam em frentes de trabalho em duas estações experimentais, localizadas em Caçador e em São Joaquim, principal região produtora de maçã de Santa Catarina.

Marcus explicou que o trabalho é feito em parceria com uma empresa francesa, a International Fruit Obtention (IFO). É por ela que a Epagri buscou empresas internacionais para o cultivo, como o grupo italiano Rivoira:

— Eles estão desenvolvendo uma estratégia de mercado diferente que não existe no Brasil, que é criar como se fosse um clube de uma variedade, onde o consumidor vai ter acesso a essa fruta, não pelo nome da variedade em si, mas pela marca, que chama Sambóa — disse.

A parceria internacional também traz benefícios financeiros para a Epagri. A organização receberá royalties pela produção de mudas e pela venda das frutas com a marca Sambóa. Esses recursos serão reinvestidos em novas pesquisas para desenvolver outras variedades.

O pesquisador também falou sobre o aumento do preço nas maçãs encontradas nos mercados nos últimos anos. Ele explicou que, com o clima instável, as últimas safras não foram satisfatórias, com a produção menor do que o habitual.

— Como o volume produzido foi um pouco menor, obrigatoriamente teve que se trazer um pouco de maçã de fora para abastecer o mercado durante todo o ano. E trazer maçã de fora também é um custo um pouco mais elevado. Não é só isso, mas esses são os principais fatores que têm influenciado no preço da maçã ter sido um pouco mais alto nos últimos dois, três anos. — complementou.

Este material foi gerado com a ajuda de inteligência artificial. As informações são apuradas e checadas por nossos profissionais. A versão final do texto também passa pela curadoria de nossos jornalistas.

Leia também

Agosto Dourado: evento faz reflexão sobre a importância da amamentação em Florianópolis

Operação contra tráfico de drogas bloqueia R$ 27 milhões e cumpre mandados em SC e RS