Início » CBN Floripa » Cotidiano

Vacina contra Chikungunya é aprovada pela Anvisa; veja próximos passos

Imunizante será indicado para pessoas com mais de 18 anos.
14/04/2025 - 11:22 - Atualizada em: 14/04/2025 - 11:40
Aedes aegypti é o transmissor da dengue, vírus zika e chikungunya — Foto Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou, nesta segunda-feira (14), o registro da vacina contra chikungunya, do Instituto Butantan. A vacina, de dose única, será indicada para a prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais, que estejam em risco aumentado de exposição ao vírus Chikungunya. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

A vacina demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya em estudos clínicos que avaliaram adultos e adolescentes que receberam uma dose da vacina.

Para a publicação do registro, a Anvisa definiu, em conjunto com o Instituto Butantan, um Termo de Compromisso que prevê a realização de estudos de efetividade e segurança da vacina, e de atividades de farmacovigilância ativa para ampliar o conhecimento sobre o perfil de eficácia e segurança da vacina.

Entenda a vacina

O imunizante é uma vacina recombinante atenuada, desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva. A fabricação será feita na Alemanha, pela empresa IDT Biologika GmbH. O Butantan prevê a fabricação no Brasil no futuro.

Próximos passos

Para que a vacina chegue à população, alguns passos ainda devem ser cumpridos. Segundo o Governo de São Paulo, o Instituto Butantan está trabalhando em uma versão como parte do processo realizado no Brasil.

As modificações usam componentes nacionais e serão mais adequadas à incorporação pelo SUS, pendente de análise pela CONITEC, Programa Nacional de Imunizações e demais autoridades de saúde.

Sobre a doença

A chikungunya é uma doença viral que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Alguns casos podem ser assintomáticos e outros podem causar os seguintes sintomas:

A chikungunya normalmente causa uma dor intensa nas articulações de ambos os lados do corpo, principalmente as das mãos e dos pés. Essa dor tende a ser incapacitante, prejudicando a pessoa na realização das suas tarefas diárias. 

Os sintomas da chikungunya normalmente têm uma duração de 7 a 10 dias, mas algumas pessoas podem desenvolver dor crônica nas articulações por mais de 6 semanas após a melhora da infecção.

Leia mais

Colisão entre carro e caminhão guincho deixa um morto e dois feridos na Grande Florianópolis
Confirmada quinta morte por dengue em 2025 em SC

Destaques CBN