Início » CBN Floripa » Cotidiano

Usina histórica de São José será reativada após 52 anos; entenda motivo

Evento contará com diversas atividades gratuitas para comunidade e food trucks
24/10/2024 - 15:29
Usina Maruim, de São José, será reativada (Foto: Celesc)

A histórica Usina Maruim, de São José, será reativada após 52 anos de inatividade. O ato acontece no próximo sábado (26) e contará com programação gratuita para a comunidade, que inclui atividades culturais, visitas guiadas, exposição histórica, feira de artesanato e outras atrações. Comidas e bebidas também serão comercializados por food trucks no local.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Os portões abrem para a população às 8h30, com a solenidade de ativação dos motores marcada para às 9h30. Com a reativação da usina, segundo a Celesc, será adicionado 1 MW ao parque gerador, o que é suficiente para atender cerca de 2 mil unidades consumidoras.

Os trabalhos para reativação da usina iniciaram em março de 2023 e contou com investimentos de R$ 9 milhões oriundos da Celesc. O governador Jorginho Mello (PL) estará presente na solenidade de inauguração, que ocorre na Rua Zita Althoff Koerich, Bairro Colônia Santana.

Confira as atividades

População contará com transporte gratuito

Histórico da usina

Inaugurada em 1910, a Usina Maruim foi construída para atender a iluminação das ruas e os principais prédios públicos de Florianópolis, além das cidades de São José e Biguaçu. Após 40 anos, a segunda usina mais antiga do Estado já não supria a demanda energética da capital e passou a alimentar apenas as duas cidades vizinhas.

A desativação aconteceu em dezembro de 1972, porque os equipamentos da época estavam obsoletos e o sistema elétrico da região não dependia mais da usina. Em 2005, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do município.

Leia também

Imagens mostram situação precária de passarela da rodoviária em Florianópolis

Florianópolis terá ônibus elétrico pela primeira vez e cidade estuda ampliar frota

Destaques CBN