Tudo que se sabe sobre o cruel caso dos cães mutilados em praia na Grande Florianópolis

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um caso de maus-tratos e mutilação de animais após os corpos de ao menos quatro cães serem encontrados enterrados na praia da Ponta de Baixo, em São José, na Grande Florianópolis. Os animais estavam decapitados e com as patas cortadas, segundo informações preliminares da investigação.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
As investigações estão sendo conduzidas pela delegada Sandra Mara, que informou que câmeras de segurança da região foram analisadas e testemunhas estão sendo ouvidas. Dois suspeitos já foram identificados, assim como um veículo que teria sido usado na prática dos crimes. Os investigados ainda devem prestar depoimento, enquanto a polícia aguarda os resultados da perícia para avançar com a apuração dos fatos.
O boletim de ocorrência foi registrado no dia 2 de abril, mas os episódios teriam ocorrido nas madrugadas dos dias 12 de março e 1º de abril. A partir da denúncia, um inquérito policial foi instaurado e os restos dos cães foram encaminhados à perícia.
A Polícia Civil reforça que a colaboração da população é essencial para combater crimes contra animais. Informações podem ser repassadas de forma anônima por canais oficiais da instituição.
Veja imagens do crime





Maus-tratos a cães e outros animais
O crime de maus-tratos a prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, como:
- Ferir, mutilar, envenenar ou fazer rinha
- Zoofilia (relação sexual de humanos com animais)
- Abandono de animais
- Não dar comida ou água diariamente
- Manter em locais pequenos sem higiene e/ou circulação ou manter o animal desprotegido de condições climáticas
- Causar sofrimento através de métodos de punição com intuito de treinar ou exibir o animal
Qual a pena para o crime?
As pessoas que cometerem crimes contra animais poderão pegar pena de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal. Os crimes cometidos contra gatos ou cães podem gerar pena de 2 a 5 anos. Já contra outros animais, de 3 meses a 1 ano.
Leia mais
Dior e Armani: Carga milionária de perfumes importados é descoberta em Palhoça; veja fotos
Alerta da Defesa Civil prevê chuvas intensas e alagamentos para SC; veja datas e regiões