Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA
Em uma publicação nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que contatou a Coca-Cola para alterar o uso de açucares nas suas bebidas. O líder americano afirmou que a multinacional concordou em usar açúcar de cana em suas bebidas vendidas no país.
Atualmente, a receita da Coca-Cola nos Estados Unidos utiliza xarope de milho nos produtos em circulação no país. O secretário de Saúde de Trump, Robert F. Kennedy Jr., manifestou preocupação com os impactos do ingrediente na saúde da população estadunidense.
Sem confirmar a troca de ingredientes, um representante da empresa disse que a empresa “agradeca o entusiasmo do presidente Trump” e que “mais detalhes sobre novas ofertas inovadoras em nossa linha de produtos Coca-Cola serão compartilhados em breve”.
— É simplesmente melhor -, escreveu o presidente em uma postagem na rede Truth Social.
Cana de açúcar
Apesar da sugestão inesperada do presidente, produtos da Coca-Cola em outros países já utilizam açúcar de cana em suas receitas. Brasil, México, Reino Unido e Austrália utilizam o alimento como principal fonte de açúcar.
Nos Estados Unidos, entretanto, o uso de qualquer outro produto ao invés de xarope de milho pode gerar um impacto em toda a rede de produção de milho no país. Atualmente, o país norte americano é o principal produtor de milho do mundo, com cerca de 377,6 milhões de toneladas por ano.
Segundo o presidente e CEO Associação de Refinadores de Milho, John Bode, substituir o xarope de milho com alto teor de frutose por açúcar de cana custaria milhares de empregos na fabricação de alimentos.
— [Isso também] reduziria a renda agrícola e aumentaria as importações de açúcar estrangeiro, tudo isso sem nenhum benefício nutricional.
Leia mais
Fê Paes Leme reacende polêmica sobre afastamento de Bruno Gagliasso e Gio Ewbank