Trump quer fechar Departamento de Educação; entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará uma ordem executiva que visa fechar o Departamento de Educação, nesta quinta-feira (20). A ação é uma promessa de campanha, conforme comunicado da Casa Branca.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
A ordem executiva foi enviada pelo presidente à secretária de Educação, Linda McHanon. Ela foi orientada a “tomar todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento (do) Departamento de Educação e devolver a autoridade educacional aos Estados, enquanto continua a garantir a entrega eficaz e ininterrupta de serviços, programas e benefícios dos quais os americanos dependem”.
De acordo com Trump, o departamento gastou mais de US$ 3 trilhões desde sua criação em 1979, sem melhorar o desempenho dos alunos, conforme medido por pontuações de testes padronizados.
O republicano afirmou, mês passado, querer que o departamento fosse fechado imediatamente. Entretanto, ele reconheceu que precisaria de apoio do Congresso e dos sindicatos de professores do país. O departamento supervisiona cerca de 100 mil escolas públicas e 34 mil privadas nos EUA.
“Vamos drenar o pântano educacional do governo e parar o abuso do dinheiro dos seus contribuintes para doutrinar a juventude americana com todos os tipos de coisas que vocês não querem que nossos jovens ouçam”, exclamou ele.
Procuradores-gerais de 20 estados e do Distrito de Colúmbia entraram com ação judicial no tribunal federal, em Boston, na semana passada. O departamento havia anunciado a demissão de 1.300 de seus funcionários como parte da “missão final” da agência.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações da CNN Brasil
Leia mais
Governo Trump já atacou três países em menos de 60 dias de mandato