Transporte coletivo será gratuito no dia eleição; ouça entrevista com juíza eleitoral
No domingo, dia 6 de outubro, será realizado o primeiro turno das eleições no Brasil. Conforme uma determinação do Supremo Tribunal Federal, o transporte coletivo urbano será gratuito em todo o país, incluindo Joinville.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
Segundo a juíza eleitoral Anna Suszek, entrevistada pela rádio CBN Joinville, essa medida busca garantir que todos os eleitores possam se deslocar para os locais de votação sem impedimentos. A gratuidade será válida durante todo o domingo, abrangendo tanto a ida quanto a volta dos eleitores.
Dra. Anna explicou que, normalmente, aos domingos, a frota de ônibus é reduzida para um terço do que opera em dias úteis. No entanto, devido à determinação, a frota no dia 6 de outubro será equivalente a de um dia útil comum, assegurando que os itinerários e horários sejam mantidos sem alterações.
A gratuidade não se estende ao transporte intermunicipal. A medida se aplica apenas ao transporte coletivo urbano dentro das cidades, com cada município ajustando seus próprios detalhes operacionais.
A magistrada também fez um apelo para que os eleitores baixem o aplicativo e-Título, o quanto antes. O e-Título permite que os eleitores votem sem a necessidade de outros documentos, desde que a foto esteja cadastrada no aplicativo. A antecipação no download do aplicativo pode evitar filas virtuais e facilitar o processo no dia da eleição.
Leia mais
Debates eleitorais em Joinville mantêm tom civilizado, mas carecem de confronto de ideias
“O Melhor da Vida”: Lucas Pereira fala sobre investimentos e opções seguras
Eleições 2024: Ouça a entrevista com o candidato Luiz Cláudio Gubert