Topázio defende reforma administrativa e criação de secretaria de mobilidade em Florianópolis
Na última sexta-feira (22), a prefeitura de Florianópolis enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para uma reforma administrativa. A proposta, se aprovada no Legislativo, visa reduzir o número de secretarias de 19 para 16, buscando maior agilidade e produtividade na máquina pública. As mudanças estão previstas para entrar em vigor em 2025.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que participou de uma entrevista ao #CBN Floripa, destacou que o principal objetivo da reforma é tornar a administração pública mais eficiente para atender melhor as demandas dos cidadãos, com menos complexidade:
— [Essas mudanças] são para o cidadão que mora na cidade. Eu espero que ele comece a sentir essas mudanças no dia a dia da cidade.
Um dos destaques do projeto é a criação da Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade. Essa nova pasta terá como objetivo acompanhar integralmente a situação do trânsito na cidade, com o gerenciamento de engenheiros e especialistas em trânsito, além da Guarda Municipal:
— Mais que resolver os gargalos, [essa secretaria busca] agir rapidamente quando acontecer algum incidente ou acidente que esteja prejudicando a cidade.
O prefeito mencionou que a Diretoria de Operações de Trânsito continuará suas atividades, mas será direcionada pela nova secretaria de mobilidade. Ainda não há definições dos nomes que vão integras a nova secretaria, mas algumas pessoas já estão sendo consideradas, de acordo com Topázio Neto.
O projeto de lei tramita em regime de urgência na Câmara, e há uma expectativa de que seja aprovado antes do recesso de fim de ano.
— Assim que aprovada a reforma na Câmara, nós vamos anunciar os primeiros nomes, até porque nós precisamos trabalhar nesse final de ano para preparar a estrutura para o ano que vem, mas a partir do ano que vem a gente começa a formar, no início de janeiro já, começa a formar as equipes e vai formando na medida em que os nomes foram sendo definidos — garantiu o prefeito.
Leia também
Moradores do bairro Rio Vermelho em Florianópolis estão há três dias sem água
Mais de mil vagas estão abertas para cursos profissionalizantes em São José