TJSC reinaugura biblioteca e museu em comemoração aos 133 anos em Florianópolis
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reinaugura, nesta terça-feira (1°), a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, e o Museu Desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto, em comemoração aos 133 anos de atuação do órgão. A solenidade está marcada para às 17h, na sede do TJSC, no Centro de Florianópolis. As informações são do repórter Zé Maia para o #CBN Floripa.
A Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros estava em reforma desde o dia 11 de dezembro de 2023, com os serviços de estudos, empréstimos e devoluções sendo oferecidos na sala 023 no térreo da Torre II do prédio. Com a reinauguração do Museu, também iniciará uma exposição aberta ao pública sobre a Revolução de 1930.
O presidente do TJSC, Desembargador Francisco Oliveira Neto, exaltou a reinauguração dos espaços, destacando a importância dos ambientes para a documentação da história catarinense.
— São vários documentos de construção, de afirmação da cultura, da identidade do estado de Santa Catarina e hoje também nós estamos apresentando a sociedade uma exposição sobre a revolução de trinta, o papel do poder judiciário na revolução de 30 […] Foi feito um grande esforço de toda a equipe do museu, junto com Polícia Militar, e com vários setores do estado de Santa Catarina, pra trazer esses materiais para compor essa exposição — destacou.
Além das solenidades, os membros do Tribunal de Justiça catarinense farão uma homenagem ao Desembargador José Antônio Torres Marques, ex-presidente do TJ, que faleceu no dia 18 de setembro.
Também será lançado um livro digital que relembra a história e existência de todas as 112 comarcas de Santa Catarina.
Data histórica
O prédio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi inaugurado na década de 70 em Florianópolis, mas a participação do órgão na justiça começou muito antes, depois da Proclamação da República, com a Constituição de 1981.
— Nosso tribunal de justiça, que administra o Poder Judiciário em todo o estado de Santa Catarina, em 112 comarcas, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, prestando um serviço de justiça importante, estando presente na vida do cidadão, e essa é a mensagem que nós trazemos no dia de hoje com esses eventos para a população de Santa Catarina — disse o Desembargador Francisco Oliveira Neto.
Leia também
Fornecimento de água em bairros de Biguaçu será interrompido por obras em reservatório
Motoristas reclamam de “explosão” repentina de preços da gasolina na Grande Florianópolis