Tecnologia está no centro de nova estratégia para reduzir fila por consultas médicas em Joinville

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou na última sexta-feira (14) a abertura de uma ação judicial contra a prefeitura de Joinville e o governo de Santa Catarina. O objeto da ação é o tamanho da fila por consultas na especialidade de otorrinolaringologia, médico do ouvido, nariz e garganta.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
São mais de três mil pessoas aguardando pelo atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), algumas delas há cinco anos, em Joinville. Uma condição que certamente pode agravar a condição de saúde e, por isso, o MP pede judicialmente o atendimento em até 120 dias. Questionadas pela reportagem do NSC Total, ambas as secretarias na esfera municipal e estadual informaram que irão se manifestar no processo quando citadas.
O problema das filas com especialistas, no entanto, não se limita apenas a essa especialidade. É um problema conhecido, que envolve também outras camadas do SUS. No aprofundamento da questão, vai se chegar até a tabela do SUS, que define a remuneração por procedimento e há anos não é reajustada.
No entanto, é nos municípios que esse problema tem maior impacto. É nessa ponta em que o cidadão se depara com “portas fechadas” e anos na espera em filas. É por isso que a prefeitura de Joinville busca uma alternativa para solucionar este problema, e ela vem da tecnologia.
O município prepara uma grande licitação para utilização do serviço de telemedicina, consulta remota para atendimento médico à distância. Essa é a nova aposta do governo para avançar na redução de filas por especialistas na cidade. A inspiração vem dos planos de saúde, que conseguiram resolver esse tipo de problema com esse recurso.
Em outra linha de atuação, a prefeitura também já iniciou com o Estado um pedido de fortalecimento das consultas com especialistas oferecidas pelo governo de SC.
Leia mais
Saiba quem deve assumir a Fesporte após acordo de Jorginho Mello com o MDB em SC
Deputado busca orçamento de R$ 4 milhões para atendimento ao espectro autista em Joinville
“Melhorar a infraestrutura”: Maurício Peixer destaca prioridade em novo ciclo na Alesc