Técnica inédita criada em portos começa a ser usada na construção da Ponte Joinville

Criado originalmente para obras portuárias, o equipamento cantitravel começou a ser utilizado na obra de construção da Ponte Joinville, nesta segunda-feira (27). Esta é a primeira vez que o método construtivo é utilizado na maior cidade de Santa Catarina.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
A obra ocorre no bairro Boa Vista. Segundo a prefeitura de Joinville, a tecnologia vai permitir a implantação das estacas cravadas na área de mangue, que formarão o eixo da ponte.
Confira imagens do equipamento inédito em Joinville




O cantitravel funciona com um guindaste gigante, alimentado por estruturas sobre trilhos, que levam insumos e todas as ferragens que são inseridas dentro das estacas, já que cada estaca pesa mais de 1 tonelada. Além disso, o equipamento faz o lançamento do concreto, a cravação da estrutura metálica e escavação das estacas, tanto em solo quanto em rocha.
Esse equipamento é utilizado em obras de portos ou de pontes onde o acesso é mais difícil. Na Ponte Joinville, ele é utilizado devido ao ecossistema do manguezal, segundo a prefeitura.
A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres. A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.
Leia também
Clássico entre Criciúma e JEC pode ter VAR no Campeonato Catarinense
VÍDEO: “Mbappé Tricolor” faz golaço e tem contrato estendido com o JEC