Início » CBN Floripa » Cotidiano

TCE acompanha indenizações para moradores do Monte Cristo em Florianópolis

Algumas famílias entrevistadas consideram as indenizações injustas
03/10/2024 - 11:00
Rompimento aconteceu no dia 6 de setembro de 2023 (Foto: Alexandre Vieira, PMF)
Rompimento aconteceu no dia 6 de setembro de 2023 (Foto: Alexandre Vieira, PMF)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai acompanhar o pagamento das indenizações pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) aos moradores do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, que foram atingidos pelo rompimento de um reservatório. A decisão acontece depois de a Casan responder que não iria seguir as orientações do TCE/SC após notificação, por já estar adotando outras medidas.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

As orientações foram baseadas no entendimento da Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres (DEC) e da Diretoria-Geral de Controle Externo (DGCE) do TCE/SC, que obtiveram informações da Defensoria Pública Estadual sobre as famílias entrevistadas considerarem as indenizações injustas.

Entre elas, estão as sugestões para a companhia contratar uma assessoria técnica que atuasse junto aos moradores atingidos pelo reservatório, que rompeu no dia 6 de setembro de 2023, para que ajustes pudessem ser feitos nas indenizações. Além disso, as orientações também levam em conta a criação de políticas relacionadas à saúde da população.

A conselheira substituta Sabrina Iocken também é relatora de um processo que diz que o reservatório foi construído com irregularidades em relação ao contrato. De acordo com as informações do processo, foram usadas barras de ferro menores e menos resistentes do que o previsto nas armaduras dos pilares de apoio.

Veja fotos do local após o rompimento do reservatório

Leia também

Celesc promove ações de conscientização do uso de energia para alunos de São José

Florianópolis terá transporte público gratuito nas Eleições Municipais 2024

Mais lidas
Destaques CBN