Tartaruga será solta após recuperação na Barra da Lagoa, em Florianópolis
Uma tartaruga-verde, resgatada no dia 12 de setembro pelo projeto Tamar, será solta na Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis, neste sábado, às 15h. O animal foi encontrado preso em uma rede de pesca próximo ao costão, ficou em observação e recebeu alta pela veterinária do projeto nesta semana.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o coordenador do centro de visitantes de Florianópolis do Projeto Tamar, Daniel Rogério, a soltura da tartaruga é aberta ao público.
— É um momento bem gratificante a gente ver esses animais retornando ao mar — disse.
A tartaruga é da espécie verde, ou taruanã, a mais comum da região. Segundo Rogério, ela estava próxima ao costão, provavelmente, por conta da alimentação, que é a base de algas. A tartaruga resgatada é um animal jovem, sem idade definida, com cerca de 40 centímetros. Quando adultos, esses animais chegam a ter um metro e vinte centímetros de casco.
O Sul do Brasil é importante para a alimentação das tartarugas. Outras espécies encontradas em Florianópolis são as tartarugas-cabeçudas e as tartarugas-de-couro.
Rogério também contou que é muito comum encontrar plásticos dentro do estômago desses animais quando eles aparecem mortos na praia.
— Tem ocorrência de a gente pegar já tartaruga com mais de três mil pedaços de plástico dentro de uma tartaruguinha só. Então é um problema muito sério que a gente trabalha com a educação — destacou.
O centro de visitantes do Projeto Tamar abre todos os dias, exceto nas terças-feiras. Mais de 300 alunos passam por dia no local com excursões escolares.
Leia também
Novo terminal Lacustre de Florianópolis começa a funcionar nesta sexta
Obras do novo acesso aos bairros Picadas do Sul e Flor de Nápolis avançam em São José