Início » CBN Floripa » Cotidiano

STF tem maioria contra afastamento de Moraes, Dino e Zanin em caso de trama golpista

O primeiro a votar nas quatro ações foi Luís Roberto Barroso
19/03/2025 - 14:14 - Atualizada em: 19/03/2025 - 14:14
A votação pode condenar Zambelli à pena de 5 anos e 3 meses (Foto: Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal (STF) teve maioria formada contra o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin da análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas por trama golpista. A análise do caso em plenário também foi rejeitada — o julgamento segue na Primeira Turma da corte.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

O primeiro a votar nas quatro ações foi Luís Roberto Barroso. Em plenário virtual, a votação começou nesta quarta-feira (19), às 11h, e tem o término previsto para as 23h59 desta quinta-feira (20). O ministro foi acompanhado por outros quatro em todas as ações.

As contestações foram apresentadas por Bolsonaro, pelo ex-ministro da Defesa Braga Netto, e pelo general da reserva Mario Fernandes. Os três foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta participação na tentativa de golpe.

Como votou cada ministro?

Rejeitaram o afastamento de Dino e Zanin: Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Flávio Dino (que se declarou impedido de votar nas ações contra ele), Cristiano Zanin (que se declarou impedido de votar nas ações contra ele), Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Rejeitaram a suspeição de Moraes: Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes (que se declarou impedido por ser uma ação contra ele), Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do Metrópoles

Leia mais

Aniversário de Florianópolis terá mais de 300 atrações; veja programação

Destaques CBN