STF julga denuncia contra Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta terça-feira (25), se tornará réus os denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados são acusados por suposta tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, reservou três sessões para a análise. As duas primeiras acontecem nesta terça-feira. A última, em sessão extraordinária, será na quarta-feira (26), às 9h30.
O STF decidirá se os integrantes do “Núcleo Um” da denúncia da PGR — considerado como central da suposta organização criminosa — serão tornados réus, ou não. Caso decidam que sim, serão abertas ações penais contra eles. Estão nesse grupo:
- Jair Bolsonaro
- Alexandre Ramagem
- Anderson Torres
- Augusto Heleno
- Mauro Cid
- Paulo Sérgio Nogueira
- Braga Netto
- Almir Garnier
O julgamento começa com a leitura do relatório pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, haverá sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A defesa dos oito réus terá 15 minutos para cada advogado.
Após o processo inicial, o relator expõe seu voto. Com o voto de Moraes, os outros quatro ministros votam a favor ou contra o recebimento da denúncia da PGR, na ordem do mais novo para o mais velho. Os ministros da Primeira Turma são:
- Flávio Dino
- Luiz Fux
- Cármen Lúcia
- Cristiano Zanin
- Alexandre de Moraes
Entre os crimes imputados ao ex-presidente e aos outros denunciados, estão liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. No total, 34 pessoas foram denunciadas pela PGR.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do Metrópoles