Início » CBN Joinville » Cotidiano

Secretário defende que bairros de Joinville merecem tratamento vip

Marcel Virmond Vieira detalha ações de urbanismo para além da região central
01/04/2025 - 12:24 - Atualizada em: 01/04/2025 - 12:24
Passeio no Bairro Aventureiro tem 2,4 quilômetros de extensão (Foto: Carlos Junior, NSC Total)

A operação consorciada Quadra Cultural garante investimentos e desenvolvimento para região da Rua Otto Boehm, localidade central em que se encontra o maior prédio de Joinville em construção, além de outros oito previstos. Esse assunto foi pauta desse espaço ontem, com questionamentos sobre quando teremos essa realidade também para os bairros.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Nesse contexto, o secretário de pesquisa e planejamento urbano de Joinville, Marcel Virmond Vieira, detalha o conceito de ações em andamento na cidade justamente para levar melhorias às demais regiões, distantes do eixo central.

Passeio público inaugurado em março no Aventureiro

Ele começa com o exemplo da recente operação consorciada urbana do Bairro Jardim Paraíso. Por lá, o empreendimento que irá implantar loteamentos terá que construir um segundo acesso para entrada e saída do bairro.

Em seguida, o secretário também cita as contrapartidas de empreendimentos que se instalam na cidade, e precisam fazer compensações. Ele não detalha um exemplo, mas se aplica aqui as imediações da Escola Sesi no Bucarein, em que melhorias no trânsito foram implantadas como contrapartida.

Em outra frente, a da habitação, há também o Programa Mais Moradias, que de forma compensatória a partir de novos empreendimentos vai destinar via outorga apartamentos para caráter social.

Quando o modelo não está disponível, de compensação, o secretário afirma que o poder público tem atuado, como em obras de qualificação de ruas no Vila Nova, e nos passeios públicos implantados nos bairros Aventureiro, Boa Vista e Paranaguamirim.

— O valor total dos investimentos nestas áreas supera em várias vezes o valor estimado para as operações consorciadas urbanas em vigor. E os resultados vêm impactando a comunidade de forma positiva, criando os “cenários ideais”, ou “áreas nobres”, em vários locais de nossa cidade, e funcionando como acupunturas urbanas, “contaminando” positivamente seus entorno — avalia o secretário.

Marcel destaca ainda o recente reconhecimento desse trabalho a partir dos passeios públicos nos bairros, projetos que foram finalistas no Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards.

— Porque Smart City é onde as pessoas são felizes. E porque todos os bairros de Joinville merecem tratamento vip, independente da renda média de seus moradores — conclui Marcel.

Leia mais

Área nobre cria outra Joinville dentro da mesma cidade

FOTOS: Área de lazer com investimento de R$ 17 milhões inaugura em março em Joinville

Joinville bate cabeça, mas avança em formatação da política para pessoas em situação de rua

Destaques CBN