SC tem a segunda maior expectativa de vida do Brasil, aponta IBGE
As projeções de população divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Santa Catarina tem a segunda maior expectativa de vida do país, com uma média de 66 anos. O superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern, concedeu entrevista ao repórter Zé Maia para o Notícia na Manhã, da CBN Floripa, nesta sexta-feira (23).
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Ele explicou que a expectativa de vida é um dos fatores que levam a uma projeção de redução populacional em Santa Catarina apenas a partir de 2060, enquanto dados mostram que a diminuição iniciará em 2040 no Brasil.
Atualmente, Santa Catarina possui 7,6 milhões de habitantes e deverá atingir 10,3 milhões em 2063. Outro fator que impulsiona o crescimento da população do Estado é o grande número de migrantes de outros estados. O superintendente destaca que o estado catarinense recebe pessoas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Pará, além de moradores de outros países como o Haiti e Venezuela.
— Até 2010, Santa Catarina era a 11° unidade da federação em termos de população, tinha 6,2 milhões de habitantes. Em 2022, a gente passa pras mais de 7,6 milhões de habitantes e chegamos à 10° colocação. Mas Santa Catarina vai chegar a ser a sexta maior unidade da federação, com mais de 10,3 milhões de habitantes, passando, até 2063, o estado do Rio Grande do Sul. […] Então realmente é um crescimento muito grande que traz muitos desafios pro Estado — explica Roberto.
Leia também
Mulheres de SC têm menos filhos que o necessário para manter população, aponta IBGE
Até quando vai crescer a população de SC, conforme projeção
Confira as alterações no trânsito neste fim de semana em Florianópolis para a Maratona Internacional