SC lidera programa de redução de filas de cirurgias eletivas
Santa Catarina destacou-se no Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, com 152.494 procedimentos realizados entre fevereiro e julho de 2024. O estado superou São Paulo, que registrou 95.082 atendimentos. No total, 666.839 cirurgias eletivas foram realizadas em todo o país, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp
O secretário de Saúde de Santa Catarina, Diego Demarchi, atribui o sucesso a uma estratégia inovadora implementada desde o início de 2023. Sob a liderança do governador Jorginho Melo (PL), o Estado lançou a tabela catarinense de procedimentos e o programa de valorização de hospitais. Estas iniciativas incluíram parcerias com unidades filantrópicas e públicas, além do credenciamento de novos hospitais ao SUS.
O aumento de 60% nos procedimentos em relação a 2022 foi uniforme em todo o Estado. Santa Catarina também integrou seis hospitais privados para realizar cirurgias eletivas no sistema público.
Demarchi destacou que o Estado financia integralmente as cirurgias eletivas com recursos do Tesouro Estadual, sem apoio federal, desde março. Este ano, o investimento em saúde deve superar em R$ 1,5 bilhão o mínimo exigido por lei.
Leia mais
Joinville perde para a Chapecoense e é eliminado da Copa SC
“Repensar o projeto”: Ouça o técnico Ney Franco após a eliminação do JEC
Confira as notas dos jogadores do JEC na derrota contra a Chapecoense