Início » CBN Floripa » Cotidiano

SC desenvolve banco de dados para pessoas em situação de rua; entenda

Objetivo é implementar uma política integrada entre municípios
02/04/2025 - 15:38 - Atualizada em: 02/04/2025 - 15:38
Florianópolis lidera o ranking das cidades com maior concentração, contabilizando 2.749 pessoas em situação de rua (Foto: Arquivo AN)


O governo estadual de Santa Catarina avança em ações para melhorar o atendimento à população em situação de rua. Em um segundo encontro, autoridades discutiram a criação de um banco de dados estadual para reunir informações detalhadas dessas pessoas.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp

Desenvolvido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), o sistema será alimentado por equipes de abordagem social, guardas municipais, assistentes sociais e forças de segurança. O banco de dados funcionará como um prontuário digital, incluindo registro facial, geolocalização, histórico de saúde, antecedentes criminais e número de abordagens.

Esses dados estarão acessíveis a serviços de assistência social, albergues, restaurantes populares, clínicas e hospitais, visando facilitar a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Com apoio do governo estadual, a proposta será transformada em um projeto de lei para análise na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O objetivo é implementar uma política integrada entre municípios, garantindo mais dignidade e oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.

*Sob supervisão de Raquel Vieira
**Com informações do repórter Cristiano Gomes, da NSC TV

Leia mais

Restaurante que despejava esgoto a céu aberto é interditado em Florianópolis

Destaques CBN