Saiba para que servem os 20 mil medidores inteligentes instalados pela Celesc em Florianópolis
A Celesc iniciou a instalação de medidores inteligentes de energia em Florianópolis nesta semana. Até o momento, 20 mil unidades foram instaladas, principalmente na região continental, em bairros como Coqueiros, Abraão, Canto e Jardim Atlântico. Nesta quarta-feira (23), o projeto começou a ser expandido para o bairro Agronômica.
Clique aqui para receber as notícias da CBN Floripa pelo Canal do WhatsApp
Segundo a Celesc, os medidores inteligentes permitem a gestão do consumo em tempo real, o que possibilita que os consumidores identifiquem picos de consumo e ajustem seus hábitos para economizar energia. Além disso, essa tecnologia ajuda a combater irregularidades, como ligações clandestinas, e melhora a segurança da rede elétrica.
A empresa espera uma economia operacional significativa, já que a redução de visitas técnicas e a automação dos processos diminuem os custos, de acordo com a Celesc. O investimento total no projeto é de R$ 116 milhões, e a expansão para toda a Capital está prevista para ocorrer nos próximos 26 meses.
Eduardo Liz Hampel, gerente de divisão de automação de medição da Celesc, destacou que Florianópolis serve como piloto para a eventual expansão da tecnologia para todo o estado de Santa Catarina.
Leia também
Florianópolis terá ônibus elétrico pela primeira vez e cidade estuda ampliar frota
Mais de duas mil mulheres foram atendidas em São José no Dia D do Outubro Rosa