Início » CBN Floripa » Cotidiano

Saiba como combinação de neblina e fumaça afeta voos em Joinville

Especialista explica o fenômeno "smog", que impacta visibilidade e qualidade do ar em Joinville
11/09/2024 - 12:17
Aeroporto de Joinville operou com restrições na manhã desta quarta-feira (11) (Foto: Fernanda Silva, AN)
Saiba como combinação de neblina e fumaça afeta voos em Joinville
00:00 / 00:00
11/09/2024
forward 10 Play forward 10

Joinville enfrenta dificuldades operacionais no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola devido à combinação de neblina e fumaça na cidade. A visibilidade reduzida, causada pela mistura da neblina marítima e fumaça das queimadas, tem impactado tanto pousos quanto decolagens.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Relatos indicam que a neblina esteve mais densa nesta quarta-feira (11). A fumaça, transportada por ventos do Norte e Centro-Oeste do país, agrava a situação. A região litoral Sul do Paraná e o litoral Norte de Santa Catarina, incluindo Itapoá, São Francisco do Sul e Barra Velha, também estão afetadas.

Situação dos Voos:

Um voo da Latam de Guarulhos para Joinville, previsto para decolar às 8h25, atrasou. Outro voo da Latam, com saída prevista para as 11h25, também registrou atraso. Já o voo da Voepass, de Joinville para Congonhas às 9h25, foi cancelado. E uma chegada de Guarulhos, da Latam, estava atrasada pela manhã.

O professor Wendell Farias, meteorologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explicou o fenômeno. Segundo ele, a combinação de neblina e fumaça, conhecida como smog, intensificou-se devido às queimadas no Norte e Centro-Oeste do país. A situação é agravada pela neblina comum nesta época do ano, que se tornou mais densa.

A fuligem pode causar desconforto respiratório. Embora a situação no Sul do Brasil não seja tão crítica quanto no Centro-Oeste, é recomendado o uso de máscaras para pessoas mais sensíveis. A situação é comparada à erupção de um vulcão no Chile anos atrás, que trouxe cinzas ao Brasil e causou cancelamentos de voos. Apesar das proporções menores, a natureza do transporte de partículas é semelhante.

A previsão indica sol entre nuvens na quinta-feira (12) e tempo nublado na sexta-feira (13). No final de semana, a chegada de chuvas pode melhorar a visibilidade e reduzir a mistura de neblina e fumaça.

Leia mais

Futuro do Hospital São José é tema da campanha eleitoral em Joinville

Joinville busca nova fonte de abastecimento de água após acidente químico

Joinville Vôlei se destaca no Campeonato Catarinense e busca bicampeonato