Início » CBN Joinville » Cotidiano

Ritmo é lento, mas notícia sobre o transporte coletivo em Joinville é positiva

Edital de licitação está próximo de avançar para última etapa antes do lançamento ao mercado
22/10/2024 - 11:39
TCE/SC e prefeitura de Joinville estiveram em reunião para discutir a nossa licitação, em Florianópolis (FOTO: TCE/SC)
Ritmo é lento, mas notícia sobre o transporte coletivo em Joinville é positiva
00:00 / 00:00
22/10/2024
forward 10 Play forward 10

Após décadas de espera, Joinville avança para realizar sua primeira licitação do transporte coletivo. Em reunião na segunda-feira (21), a prefeitura de Joinville e o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) trataram novamente do tema que agora avança para fase final.

O edital já foi elaborado e está pronto para análise do TCE. Quando a prefeitura protocolar oficialmente o material, o Tribunal terá 60 dias para avaliar e devolver com considerações ao executivo.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

Embora o cronograma da licitação, elaborado pela própria prefeitura, esteja atrasado em oito meses, a administração municipal justifica o tempo extra como um “excesso de zelo”. O contrato em questão terá duração de até 25 anos, o que torna a cautela justificável.

O sistema de transporte coletivo de Joinville enfrenta desafios significativos. Nos últimos dez anos, a cidade perdeu aproximadamente 1,5 milhão de passageiros mensais. Esse declínio impacta a sustentabilidade financeira do sistema, que atualmente requer um subsídio mensal de R$ 2,1 milhões da prefeitura.

A nova licitação visa reverter essa tendência ao atrair mais passageiros e reduzir a necessidade de subsídios. Entre as propostas está a introdução de tarifas inteligentes e a construção de um novo terminal de ônibus próximo ao Shopping Garten.

Leia mais

Magnus Futsal é julgado pelo STJD e está eliminado da Liga Nacional

“O Melhor da Vida”: Conheça a Dra. Carla Moro, integrante da Associação Brasil AVC

Especialista fala sobre desafios das empresas para alcançar o patamar de “carbono zero”






Destaques CBN