Início » CBN Joinville » Cotidiano

Quem vai ajudar o senhor Rudimar?

Morador de Araquari teve a casa arrastada pelo vento e ainda não recebeu apoio do poder público
14/02/2025 - 09:56 - Atualizada em: 14/02/2025 - 11:16
Rudimar, morador de Araquari, teve a casa arrastada pelo vento na noite de quarta-feira (12) (Foto: Carlos Junior, NSC Total)

A crise climática impõe mudanças nos hábitos de vida. São alertas meteorológicos, vento, chuva, alagamento, tempestades. Uma realidade que impõe transformações e novas demandas para o Estado. Uma delas é agir mais rapidamente no auxílio aos atingidos.

Clique aqui para receber as notícias da CBN Joinville pelo Canal do WhatsApp

A tempestade que atingiu a cidade de Araquari na noite de quarta-feira (13) derrubou a casa de madeira de Rudimar, morador da Rua Dorival Corrêa no Bairro Areias Pequenas. A reportagem do NSC Total esteve no local e a foto do morador desolado, sentado em um dos pilares que sustentava sua moradia, é impactante. Um registro delicado do fotógrafo Carlos Junior.

Veja fotos da destruição em Araquari

A reportagem ainda não conseguiu apurar o nome completo de Rudimar, nem quanto tempo ele mora na região. Mas, na manhã desta sexta-feira (14), a CBN fez contato com o morador para saber se, após 36 horas da tempestade, algum órgão de governo já teria lhe oferecido ajuda.

— Mas tem que ir lá ainda, na Assistência Social, para se inscrever ainda. E isso aqui ninguém trouxe um copo da água para mim. Estou trabalhando sozinho, estou desmanchando . Vou reconstruir sozinho. Sempre fiz, eu e Deus. Não adianta correr atrás de governo, correr atrás de Assistente Social, o cara perde só o dia de serviço, só perde tempo. Vou lá agora daqui a pouco para ver o que que vai dar — lamenta.

A resposta não surpreende, e essa é a dura realidade. Rudimar vai precisar lutar sozinho, com os próprios braços, para reerguer aquilo que a tempestade derrubou. Mas não precisaria ser assim.

O poder público, que já falha em tantas esferas de prevenção à crise climática, precisa mudar a postura para amparo a atingidos por desastres. Uma reação mais rápida, que traga esperança à população, é algo importante diante de uma condição cada vez mais presente.

Para o leitor, certamente isso pode parecer uma utopia, imaginar que o estado vá responder rápido, oferecer ajuda de reconstrução em uma situação como essa. Mas é preciso acreditar e cobrar. Não é possível se contentar com o mínimo. O cidadão merece o máximo por parte do poder público, que nesse caso passa por uma simples ajuda de máquinas, material e apoio para colocar a casa de Rudimar de “pé” novamente.

A reportagem da CBN fez contato com a prefeitura de Araquari, que informou ter feito contato com Rudimar, solicitando o registro do pedido de ajuda na Assistência Social do município, o que não foi feito. A administração informou ainda que mais de mil residências foram atingidas e que uma equipe do governo percorre os bairros para prestar auxílio às famílias.

Confira a nota na íntegra:

A Defesa Civil esteve no local, logo após o ocorrido, e orientou o morador que o pedido de ajuda deveria ser registrado na Assistência Social do município, o que não foi feito. Devido a alta demanda, pedidos de ajuda, lona e outras solicitações devem ser registrados pelo 199, Defesa Civil. Uma equipe da Assistência Social percorre os bairros para prestar auxílio às famílias necessitadas, desde ontem. Mais de mil residências foram atingidas e mais de 800 metros de lona distribuídos.

Leia mais

Pesquisa revela aumento no preço da gasolina em Joinville; veja preços

Confira as notas dos jogadores do JEC na derrota para o Hercílio Luz pelo Catarinense

Super Copa Gramado tem grupos definidos e JEC conhece os primeiros adversários na competição

Destaques CBN